Por que Gabriel Jesus ainda não "estreou"

7/8/2016 10:54

Por que Gabriel Jesus ainda não "estreou"

Mudança no posicionamento, negociação com o Manchester City e nervosismo contra a África do Sul explicam por que atacante não atendeu à alta expectativa criada

Por que Gabriel Jesus ainda não

Gabriel Jesus acerta trave sem goleiro (Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO)



Gabriel Jesus se apresentou à seleção olímpica como artilheiro do Campeonato Brasileiro. Aos 19 anos, um dos caçulas do elenco, o atacante gerou alta expectativa desde o início da competição. Pudera: precisou conciliar os treinos com as negociações sobre seu futuro, com direito a um telefone de Pep Guardiola que foi decisivo para assinar com o Manchester City. Mas, desde que a bola rolou, o atacante não conseguiu convencer.



Tanto no amistoso contra o Japão quanto no empate com a África do Sul, pela primeira rodada do torneio olímpico, Gabriel Jesus foi discreto. Atuando centralizando, pouco se movimentou e não finalizou da maneira que se esperava. Diante dos sul-africanos, chutou na trave uma bola com o gol aberto e disse que estava com vergonha do lance.



O desempenho de Gabriel Jesus é uma das preocupações da seleção olímpica. Junto com Gabriel e Neymar, ele forma o trio de ataque responsável por grande parte da expectativa de jogo bonito depositada na equipe. Mas por que o garoto ainda não conseguiu brilhar? Abaixo, o GloboEsporte.com cita possíveis motivos.



Posicionamento





Gabriel Jesus na seleção olímpica: centralizado, mas com missão de buscar jogo e articular com os colegas Brasil (Foto: GloboEsporte.com)



Durante os amistosos da seleção olímpica, Gabriel Jesus atuou em outra posição. Atuava aberto pela esquerda, com liberdade para se movimentar e ir para cima dos zagueiros. Foi assim que se tornou xodó dos torcedores de Manaus, Recife e Belém. Ele desempenhou função semelhante com Micale no Mundial sub-20, quando foi o camisa 10 do time, atuando pelas beiradas.



Porém, a chegada de Neymar alterou os planos. O lado esquerdo é propriedade do capitão, e Jesus passou a atuar pelo meio – a comissão acredita que ele é atleta com mais força física para atuar por ali. Entretanto, Gabriel ainda não está completamente confortável.



- É um pedido do Micale. Ele quer que eu fiquei mais ali no meio e deixe Neymar e Gabigol abertos. Nessa posição que estou jogando, estou me adaptando ainda. Não tenho muita liberdade de girar.



Função tática





Gabriel Jesus no Palmeiras: velocidade no ataque é explorada por Cuca (Foto: GloboEsporte.com)



O desconforto de Gabriel não é simplesmente por jogar centralizado. Afinal, é assim que ele atua no Palmeiras de Cuca, e desta maneira passou a fazer gols com regularidade. Mas, na seleção, a exigência é outra.



No Verdão, explora-se mais a velocidade do menino. Micale, por outro lado, quer mais articulação com os companheiros, com trocas de passes, algo necessário contra defesas cerradas. É algo parecido com o famoso “jogo posicional” que Guardiola implementa em seus times – movimentação e triangulações para superar uma retranca.



Negociação



Um dia antes da estreia na Olimpíada, Gabriel Jesus foi anunciado como novo reforço do Manchester City. O acordo aconteceu após longa novela, em que outros clubes, como Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United também demonstraram interesse no atleta. O que definiu tudo foi uma ligação do técnico Pep Guardiola ao brasileiro, ainda antes da preparação na seleção.



Gabriel garantiu que não sofreu com a influência das conversas. Mas chegou a dar entrevista para o site oficial do City durante a preparação. Ou seja: ao contrário do discurso pronto dos jogadores, de que estão focados somente na Olimpíada, a cabeça do menino precisou de dividir nas últimas semanas.



Nervosismo



Gabriel Jesus foi dos mais abatidos após o empate com a África do Sul. O garoto lamentou bastante o gol que perdeu e chegou a receber apoio público de Neymar e Micale. A ansiedade é uma das grandes preocupações da seleção olímpica para a sequência do torneio, e o atacante, com 19 anos, dos mais novos do elenco, é um dos exemplos.



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras finaliza preparação e define escalação para enfrentar o Cuiabá no Brasileirão.
- Palmeiras Recebe Reforço de Poupados em Treino Pós Vitória na Copa do Brasil
- Abel Ferreira tem nove jogos para realizar sonho da torcida palmeirense





4692 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Não estou nem aí par ele!foi ingrato com o time que o revelou!,o Palmeiras!mesta se achando estrela do M.city!,so que aqui ele foi Rei mas lá será apenas mais um e vai curtir banco sim!nao está pronto e na o vai mais se empenhar no Pá,meiras por isso deveria vazar logo! Já na seleção mero coadjuvante talvez queira aparecer para o M.City porque não é mais do Pálmeiras,Que aliás não precisa de que. Não honre sua camisa!sua história

grupo do palmeiras que quiser entrar chama 4497605176

quero que se foda gosto dele de verde e branco meu se ele sair do meu palestra vai virar so mas um como o barcos .kardec e varios outros

Do que ele atuou parado no meio dos beques não poderia render mesmo, não tem nada à ver com o modo como ele tem jogado no Palmeiras, portanto não poderia render a mesma coisa!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras