Entenda o estilo "camaleão" de Gabriel Jesus

24/8/2016 08:00

Entenda o estilo "camaleão" de Gabriel Jesus

Rogério Micale utilizou atacante aberto no ataque da Seleção olímpica, função que Pep Guardiola também aprova. No Palmeiras, ele joga de outra maneira

Entenda o estilo

Gabriel Jesus se mostrou versátil quanto ao posicionamento no ataque (Foto: Ale Vianna/Eleven/Estadão Conteúdo)



Ponta aberto pelos lados, centroavante, falso 9... O posicionamento de Gabriel Jesus no setor ofensivo tem gerado dúvidas e comentários, especialmente após a confirmação da ida dele para o Manchester City em 2017, o ouro olímpico e a primeira convocação para a Seleção principal. O artilheiro do Campeonato Brasileiro tem se mostrado versátil de acordo com as opções técnicas. É um camaleão, capaz de se adequar às condições em que é colocado.



No Palmeiras, sob o comando de Cuca, ele chegou a 10 gols na competição nacional jogando centralizado. Foi dessa maneira que atingiu seu ápice com a camisa alviverde e se firmou como protagonista da equipe. Prova disso é que se manteve como o goleador do Brasileirão mesmo após seis rodadas sem atuar, devido à disputa da Olimpíada.



Pela seleção brasileira olímpica, sob o comando de Rogério Micale, a mudança de Gabriel Jesus para a ponta esquerda foi fundamental para um melhor rendimento do setor ofensivo. Além de ajudar a tornar o meio-campo mais compacto, o jovem de 19 anos iniciou a marcação dos avanços dos laterais-direitos adversários e aumentou a liberdade de Neymar.



"Onde precisar de mim vou jogar. Não tenho preferência."

Gabriel Jesus, atacante do Palmeiras e da seleção brasileira

O dinamismo de Jesus foi, inclusive, motivo de elogios por parte do técnico Tite, que o convocou para defender a Seleção principal nas partidas contra Equador e Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O treinador deixou claro que Gabriel deverá disputar a vaga de centroavante, como vem jogando no Verdão.



– Jogando de nove, ele ficou esse tempo todo (fora pela Olimpíada) e permaneceu como goleador do campeonato. É um jogador que pode jogador pelo lado, mas de nove tem sido o goleador, com tamanha dificuldade no Brasileiro. Ali ele é potencializado – disse o treinador.



Futuro técnico de Gabriel, Pep Guardiola indicou que pode utilizá-lo como ponta. O catalão elogiou a movimentação do atacante "atrás da linha" e disse que ele tem "cheiro de gol". Há tempo para pensar na melhor tática para o Manchester City: Jesus seguirá no Palmeiras até o fim do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, a decisão cabe a Cuca.



– Eu jogava de ponta antes do Cuca ser o técnico, ele me deu outra posição, estou à disposição dele. Onde precisar vou jogar. Não tenho preferência – disse Gabriel, em sua primeira entrevista coletiva após o retorno ao Palmeiras.



Os antecessores de Cuca, Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira, preferiam utilizar um centroavante de referência, como Leandro Pereira, Barrios e Alecsandro, com Gabriel Jesus aberto em uma das pontas e Dudu na outra. No momento, além do próprio Dudu, Cuca conta com Róger Guedes e Erik para atuar desta forma, deixando o artilheiro mais livre para criar no meio.





Na Seleção olímpica, Gabriel Jesus atuou como ponta e foi fundamental pelo bom desempenho





No Palmeiras, chegou à artilharia do Campeonato Brasileiro atuando centralizado, mais livre



VEJA TAMBÉM
- Abel Ferreira acionado na Fifa por descumprir pré-contrato com Al Sadd.
- Palmeiras teme perder trio para a Seleção: confira pré-convocados e panorama.
- Dono da Crefisa irritado com rumores de compra do Vasco: "Desnecessário!".





23094 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Independiente Del Valle

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena Barueri
0 X 2
Palmeiras
Atletico Paranaense