Pela primeira vez no ano do centenário, o Palmeiras encara a tarefa de não só vencer, mas abrir vantagem. Nesta quarta-feira, às 19h30, o time estreia na Copa do Brasil enfrentando o Vilhena, em Rondônia, com a missão de vencer por, ao menos, dois gols de diferença para já eliminar o jogo de volta e, garantindo-se na segunda fase, acabar com um incômodo tabu.
O último mata-mata em que o clube se classificou foi em agosto de 2012, quando, ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, passou pelo Botafogo na Copa Sul-americana. Desde então, já com Gilson Kleina, a equipe caiu na fase seguinte do torneio e na primeira fase eliminatória das competições do ano passado: no Paulista, diante do Santos, na Libertadores, contra o Tijuana, do México, e na Copa do Brasil, frente ao Atlético-PR.
Em Vilhena, o técnico leva a convincente campanha nos primeiros meses de temporada para superar o campeão rondoniense. A intenção é fazer um placar suficiente para garantir a classificação e cancelar a partida de volta, prevista para 10 de abril no Pacaembu, entre as finais do Campeonato Paulista, e que complicará o calendário alviverde se o time chegar à decisão.
Em campo, o Verdão continua desfalcado. O volante Wesley está fora por lesão na coxa direita, o meia Marquinhos Gabriel sofre de desgaste físico, o atacante Diogo, os zagueiros Wellington e Victorino e o volante Josimar buscam recondicionamento após contusões musculares e o zagueiro Thiago Martins se recupera de cirurgia no joelho direito.
Apesar dos desfalques, Kleina volta a contar com Leandro, que fica no banco de reservas após ser desfalque por cinco jogos, e Valdivia, fora dos dois últimos jogos, mas que será titular no meio-campo com Eguren e França na marcação. A linha de frente continua com Vinicius e Patrick Vieira nas pontas e Alan Kardec como referência.
“Não temos a equipe titular toda, mas vamos forte para eliminar o Vilhena já no primeiro jogo e ficar mais tranquilos para o Paulista”, comentou França, admitindo a preocupação em passar o Santos e terminar a primeira fase do Estadual com a melhora campanha.
Do outro lado, o Vilhena, no Portal da Amazônia, seu estádio, perdeu do Brasiliense por 4 a 3 no domingo e foi eliminado da Copa Verde. Apesar do resultado, o técnico Marco Birigui acredita que o time fez a sua melhor partida como mandante na temporada e, por isso, não deve mexer na escalação.
FICHA TÉCNICA
VILHENA X PALMEIRAS
Local: Portal da Amazônia, em Vilhena (RO)
Data: 12 de março de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Lincoln Ribeiro Taques e Gislan Antonio Garcia da Silva (ambos do MT)
VILHENA: Wagner; Thiago Silva, Junior, Alex Barcellos e Marinho; Thiaguinho, Cucaú, Willian Santos e Edilsinho; Roallase e Fábio Buda
Técnico: Marcos Birigui
PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Eguren, França e Valdivia; Vinicius, Patrick Vieira e Alan Kardec
Técnico: Gilson Kleina
6192 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva