Na sétima rodada de 2014, Goiás é terceiro (Foto: Eduardo Valente/LANCE!Press)
A parada do Campeonato Brasileiro para disputa do Mundial da Fifa não é novidade. A Copa do Mundo do Brasil é a terceira na era em que o campeonato nacional é disputado por pontos corridos.
Nos anos anteriores, em 2006 e 2010, apesar da primeira colocação não conseguir ser mantida, a zona de classificação para a Libertadores não sofreu grandes alterações.
Com a Itália conquistando o tetracampeonato, a Copa do Mundo de 2006 foi realizada na Alemanha, entre os dias 9 de junho e 9 de Julho.
Naquele ano, Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Fluminense eram, respectivamente, os quatro melhores colocados no Brasileirão, após dez rodadas disputadas. Por sua vez, a zona de rebaixamento contava com Fortaleza, Corinthians, Palmeiras e Santa Cruz.
Em números, Cruzeiro e Internacional tinham a mesma quantidade de pontos: 21. Com seis vitórias, três empates e uma derrota. Com 16 gols marcados, contra 20 da Raposa, o Colorado ficou com a segunda colocação.
O São Paulo conquistou 20 pontos e era o terceiro time da tabela com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Com um ponto a menos o Fluminense, era o quarto colocado.
Ao final das 38 rodadas, o São Paulo sagrava-se campeão com 78 pontos. Seguido por Internacional, com 69 pontos; Grêmio, com 67 pontos; e Santos, com 64 pontos.
O Cruzeiro terminou apenas na décima posição, atrás inclusive do Corinthians, que estava na zona de rebaixamento antes da parada para a Copa.
Realizada na África do Sul, entre os dias 11 de junho e 12 de julho, a Copa de 2010 paralisou o Campeonato Brasileiro um pouco mais cedo: na sétima rodada.
E, com 17 pontos conquistados, o Corinthians assistiu a Espanha levantar a taça de campeã mundial como líder do campeonato nacional. Até então, o Alvinegro do Parque São Jorge seguia invicto no torneio.
Porém, acompanhado de perto por Ceará, Fluminense e Santos, que ocupavam a segunda, terceira e quarta colocação, respectivamente.
Em dezembro daquele ano, entretanto, era a torcida do Fluminense quem soltava o grito de campeão da garganta. Com 20 vitórias, 11 empates, sete derrotas e 62,3% de aproveitamento, o Tricolor das Laranjeiras somava 71 pontos. Com Cruzeiro em segundo, Corinthians em terceiro e Grêmio na em quarto na tabela de classificação.
Portanto, o padrão repetido nas duas últimas Copas do Mundo é que os terceiros colocados na parada pré Mundial sagraram-se campeões. Caso o campeonato fosse interrompido nesta quarta-feira, o Goiás estaria no posto, atrás de Cruzeiro e Fluminense.
3795 visitas - Fonte: LanceNet!