[OFF] A Copa deles: Mundial abre brecha para substitutos de convocados

31/5/2014 09:30

[OFF] A Copa deles: Mundial abre brecha para substitutos de convocados

Jogadores como Renan, do Botafogo, Reinaldo, do São Paulo, e Wellington, do Inter, tentam aproveitar vaga para crescer em seus clubes

[OFF] A Copa deles: Mundial abre brecha para substitutos de convocados

Não vai ter Copa para jogadores como o goleiro Renan, do Botafogo, o volante Wellington, do Inter, ou o lateral-esquerdo Reinaldo, do São Paulo. Mas o Mundial traz benefícios diretos para eles e outros jogadores espalhados por alguns dos principais clubes brasileiros.



É que titulares dessas equipes foram chamados para a disputa do principal torneio do planeta e, com isso, abriram brechas para substitutos mostrarem serviço.



É uma espécie de Copa para eles. O caso de Wellington, volante do Inter, é exemplar. Recém-chegado do São Paulo, ele teria que esperar para cavar um lugarzinho entre os 11. Aránguiz, um dos destaques do time, não deixava poréns em sua condição de titular colorado.



Mas foi convocado para defender o Chile no Mundial. E permitiu que Wellington mostrasse sua cara aos colorados, mesmo em função diferente, mais defensiva, do que a do colega. Já tem quatro jogos como titular.



- Na verdade, não estou exatamente no lugar dele (Aránguiz). Ele joga na direita, e nos últimos joguei na esquerda. É diferente. Mas estou feliz pela oportunidade. Não foi nada premeditado.



Não vim porque haveria uma vaga durante a Copa: vim porque queria vir, porque o Internacional teve interesse - comenta Wellington.



Em boa parte das situações, nem é uma questão de roubar a vaga do titular, mas de se mostrar capaz de ajudar a equipe quando for preciso.



Aránguiz, quando retornar para o Inter (está em vias de ser comprado pelo clube), fatalmente terá o lugar entre os titulares de volta. Mas talvez não seja Wellington, e sim um meia mais avançado, quem deixe o time.



Quem vive situação semelhante à de Wellington é André, do Atlético-MG. Ele vem jogando como titular desde antes de Jô se apresentar à Seleção - já que o titular estava lesionado no Galo. Já tem cinco partidas consecutivas, com quatro vitórias e um empate.



Fez três gols - um no triunfo de 2 a 1 sobre o rival Cruzeiro, outros dois no Santos, seu ex-clube. Pode ou forçar Levir Culpi a repensar o setor ofensivo, ou ocupar o lugar de Jô permanentemente no caso de uma eventual transferência do jogador da Seleção.



O mesmo vale para Walter, substituto de Fred no Fluminense. Já tinha moral quando o titular seguia jogando e ganhou ainda mais respaldo depois de ele ir para a Seleção. Fez dois gols na goleada de 5 a 2 sobre o São Paulo, na sexta rodada. A ideia de usar os dois juntos, já testada sem grande sucesso, pode ganhar nova chance.



Realidades diferentes vivem os goleiros Giovanni e Renan, reservas de Victor no Atlético-MG e Jefferson no Botafogo, respectivamente.



É impensável que um deles vire suplente na volta da Copa, mas seus habituais reservas ao menos puderam jogar. Tiveram espaço para mostrar se um dia podem herdar a camisa 1 dos atuais donos delas.



- São mais algumas oportunidades que estou tendo. Agradeço pela confiança de poder jogar. Vejo como algo positivo, independentemente do resultado. Espero manter a regularidade nesse último jogo antes da parada e ganhar mais uma vez. Vejo a confiança de todos em mim.



O Jefferson é um dos melhores goleiros do Brasil e merece estar na Seleção. É uma responsabilidade grande, mas sei do meu potencial - comenta Renan.



A fresta encontrada por esses atletas é generosa. Engloba quatro rodadas da Série A - da sexta à nona - mais o período de treinamento que os times terão durante o Mundial, após as miniférias oferecidas aos elencos.



Cabe a eles fazer valer a oportunidade. E tem acontecido - pelo menos em frequência, em continuidade. De todos os substitutos, o único que não esteve presente nas três últimas rodadas foi Mendieta, do Palmeiras, que herdou a vaga de Valdivia e atuou na sexta e sétima rodadas, mas depois se machucou - foi desfalque na derrota de 2 a 0 para o Botafogo e é dúvida para pegar o Grêmio no domingo.



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





3438 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras