Após 12 anos, as quatro equipes mais tradicionais do futebol paulista voltam a jogar em um mesmo ano a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (12), São Paulo e Palmeiras entram em campo contra CSA (AL) e Vilhena (RO), respectivamente. Na próxima quarta-feira o Corinthians tem o Bahia de Feira de Santana (BA). O último deles a entrar em campo é o Santos, que no dia 2 de abril enfrentará o Mixto (MT).
Em 2002 foi a última vez que os quatro grandes de São Paulo estavam envolvidos na mesma edição da competição. Naquele ano, Santos e Palmeiras foram eliminados precocemente. O Palmeiras, então treinado por Luxemburgo caiu para o modesto ASA (AL), ainda na primeira fase. Já o Santos foi desclassificado na segunda fase diante do Internacional. Corinthians e São Paulo foram mais longe. As duas equipes inclusive fizeram a semifinal daquele ano, o Corinthians, dirigido por Parreira levaria a melhor sobre o rival e chegaria na decisão, vencida diante do Brasiliense (DF).
De 2003 até 2012 houve o revezamento entre as equipes nas duas competições. Na Copa do Brasil o Palmeiras jogou sete edições, sendo campeão em 2012. O Corinthians apareceu cinco vezes e foi campeão em 2009. São Paulo e Santos jogaram apenas três edições no período, sendo que o time da Baixada Santista foi o campeão em 2010.
Na Libertadores, o São Paulo jogou sete vezes seguidas (entre 2004 e 2010) tendo vencido o torneio continental em 2005. Também com sete participações, o Santos foi campeão da Libertadores 2011. No ano seguinte, o Corinthians, que teve cinco participações no período, conquistou o título de 2012.
O Palmeiras participou somente três vezes.
Em 2013 o regulamento foi alterado e os times que disputavam a Libertadores também passaram a ter o direito de disputar a Copa do Brasil, entrando na fase oitavas de final. Presentes na competição continental, Corinthians e Palmeiras participaram sem sucesso no torneio. O São Paulo também esteve presente na Libertadores, mas o fato de jogar a Copa Sul-Americana fez com que o Tricolor ficasse de fora do torneio nacional.
8574 visitas - Fonte: Federação Paulista