El País diz que temor em relação à Copa não se concretizou (Foto: Reprodução SporTV)
Um mês antes da Copa do Mundo, o jornal alemão "Der Spiegel" traçava um panorama sombrio para o evento no Brasil: protestos, greves e problemas de infraestrutura.
Após mais de dez dias do início do torneio, o tom da imprensa internacional mudou. Jornais como "El País", da Espanha, e "Le Monde", da França, destacam que tudo corre bem no país do futebol.
Em matéria com o título "Não era para tanto", os espanhóis afirmam que os transportes funcionam, citando que o metrô de São Paulo está melhor que antes da greve que afetou o serviço nas vésperas do Mundial.
O periódico elogia o serviço dos aeroportos, diz que os jogos começam pontualmente e afirma que as ruas estão lotadas de "torcedores felizes".
Já o jornal francês fala em "milagre brasileiro". O diário destaca que a "teia de temores" não se concretizou em relação à organização do Mundial e diz que o evento vem sendo tocado à moda brasileira: desordenado e simpático, mas acolhedor e sem preocupação.
O jornalista português António Esteves, da rede RTP, comparou a Copa do Brasil à Eurocopa de 2004, sediada por Portugal. Segundo ele, o evento teve início sob dúvidas, mas deixou um grande legado.
- Lembro que a Euro de 2004 serviu de exemplo para as autoridades europeias. Há sempre dúvidas, mas nós brasileiros e portugueses temos capacidade de improviso extraordinária.
Isso aconteceu em 2004 e está acontecendo agora. Tudo o que se pensava que correria mal, correu bem até agora - disse.
3963 visitas - Fonte: Sport TV