Ricardo Gareca conversa com "Albierto" Valentim em treino do Palmeiras em Atibaia (Foto: Danilo Sardinha)
Clube de raízes italianas, o Palmeiras agora fala "portunhol". Os jogadores brasileiros enrolam a língua para conversar com a comissão técnica, formada em sua maioria por argentinos. As pronúncias são variadas para os nomes de Ricardo Gareca, treinador, Sergio Santín, o auxiliar, além de Néstor Bonillo, preparador físico. Cada um chama à sua maneira. Aí tem gente que se atrapalha. E o auxiliar-técnico Alberto Valentim, que é brasileiro, vira "Albierto" no meio do falatório enrolado.
O Palmeiras tem cinco jogadores estrangeiros com a contratação do argentino Fernando Tobio. Nesta sexta-feira a expectativa é pela chegada de mais um argentino, o atacante Pablo Mouche. Serão seis gringos no total: os outros são Valdivia (chileno), Mendieta (paraguaio) Eguren e Victorino (uruguaios)
No hotel onde a equipe está concentrada, em Atibaia, no interior de São Paulo, o espanhol é o idioma da vez. O recepcionista Flávio Machado elogia a educação dos gringos.
Fernando Tobio treinou em Atibaia nesta quinta-feira no período da tarde (Foto: Silas Pereira)
Eles falam bem devagar, são educados e muito simpáticos também. E não só os brasileiros falam portunhol, mas eles também se esforçam muito para falar o nosso português - comentou.
No elenco, o volante Renato garante que todos estão de braços abertos para os estrangeiros. Titular absoluto desde que Gilson Kleina saiu do Palmeiras, Renato conta com a força dos gringos somada à dos brasileiros para levar o Verdão às primeiras colocações do campeonato. O novo companheiro Fernando Tobio já ganha elogios.
Treinou muito bem. Sabemos que é um grande jogador. E a recepção para ele está sendo ótima. Respeita todos, conversa, é humilde. Os argentinos (Tobio e Pablo Mouche) vão ser bem recebidos e, se Deus quiser, vamos fazer um grande time com eles - contou.
Sobre idioma, com escorregão aqui, outro acolá, Renato garante que tira de letra.
- Idioma, no começo, nos confunde um pouco. Mas não atrapalha. O Gareca fala devagar e é muito inteligente. Já nos comunicamos bem com Valdivia, outros jogadores, não tem.
Volante Renato em treino do Palmeiras em Atibaia
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
6588 visitas - Fonte: Globo Esporte