Gareca dá instruções para os jogadores durante treinamento (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Aos poucos, os jogadores do Palmeiras vão se acostumando ao estilo da nova comissão técnica. Além do sotaque de Ricardo Gareca e seus auxilares, o elenco alviverde tem convivido diariamente com uma mudança de filosofia nas atividades na Academia de Futebol.
Na última segunda-feira, o treinador reuniu todos os atletas na sala de musculação para um rápido bate-papo. Os jornalistas foram orientados a não fazer imagens do local durante a conversa, mas o mistério foi desvendado pelo próprio Gareca em entrevista coletiva quando questionado sobre o teor da reunião: a intenção era apenas passar ao grupo a programação de treinamentos da semana, uma prática que será adotada daqui para frente no Palmeiras.
Preocupado em criar uma identidade para a equipe, o treinador preza pelo papo.
Durante os treinamentos, interrompe o trabalho por diversas vezes para conversar e orientar o posicionamento da equipe, principalmente na parte defensiva.
– O Palmeiras tem de ter uma tática, um estilo e uma maneira de jogar. Eu quero resolver o mais rápido possível uma ideia de jogo. Esse é o começo, mas essa ideia vai ficar mais forte com o decorrer das partidas – afirmou o comandante do Verdão, que sabe que o time precisa de tempo trabalhar qualquer alteração tática.
Não esperem mudanças. Não vai ter algo diferente do que vocês estão acostumados a ver. Estamos preparando o time, mas vamos chegar bem para a partida de quinta-feira – completou.
Elogiado pelos atletas, Gareca evita qualquer pressão extra sobre o seu trabalho neste início trajetória no futebol brasileiro.
Ansioso para estrear pelo Palmeiras, o treinador preferiu não antecipar a escalação do Verdão para enfrentar o Santos, na quinta-feira. Mas mandou um recado.
– Não posso adiantar quem vai jogar e quem vai entrar no time. Nenhum jogador tem titularidade assegurada. Falei isso aos jogadores. Não posso adiantar quem vai jogar contra o Santos ou no futuro – completou.
Bem-humorado, o treinador já mostrou mais desenvoltura ao se arriscar no português no bate-papo com jornalistas na Academia de Futebol e, aos poucos, já vai se sentindo em casa no Palmeiras. A boa comunicação é um dos trunfos da rápida adaptação da comissão técnica ao novo clube.
– Você me entende melhor agora? (risos) Então estou melhorando – brincou Gareca, durante entrevista coletiva.
8850 visitas - Fonte: Globo Esporte