O rival do Palmeiras nas rodadas finais da primeira fase do Campeonato Paulista não é o Bragantino, nem o Rio Claro – que disputam a classificação no Grupo D –, muito menos a Portuguesa, adversária desta quinta-feira, às 19h30, no Pacaembu. O desafio do time de Gilson Kleina é superar o Santos na luta pela melhor campanha e, assim, obter boa vantagem nas fases seguintes.
A disputa com o time da Baixada Santista está equilibrada. Ambos possuem 26 pontos, mas a equipe alviverde está atrás no saldo de gols (16 contra 11). O Santos jogará hoje também, contra o Mogi Mirim, e a meta palmeirense é conquistar três pontos contra a Lusa para aumentar a pressão sobre o rival, que vai atuar às 21h.
"Temos de fazer a melhor pontuação possível para termos a vantagem de poder sempre decidir em casa. Não é a receita do sucesso, mas a chance de ter sucesso ao lado do nosso torcedor é muito maior", explicou Kleina, que vive um momento inédito nesta temporada. Pela primeira vez, nenhum jogador está no departamento médico.
Há apenas alguns atletas fazendo recondicionamento físico, casos de Victorino, Wellington, Thiago Martins, Josimar, Diogo e Leandro. Deles, Diogo, Josimar e Leandro são os que parecem estar em um estágio mais avançado.
Mesmo com tantas opções, o treinador resolveu não promover grandes mudanças. A única em relação ao time da rodada passada é a entrada de Mendieta no lugar de Valdivia, que jogou ontem pela seleção chilena contra a Alemanha – e que também está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O paraguaio, diga-se de passagem, vai jogar pressionado. Ele tem atuado bem quando entra durante as partidas, mas não repete o desempenho nos jogos em que é titular. Kleina o cobrou publicamente.
"O Mendieta tem muito para evoluir, mas precisa se soltar mais. Ele é introvertido e a gente precisa chamá-lo para saber o que está sentindo. Falei para ele que espero que consiga ter a mesma qualidade que mostra quando entra (durante as partidas) ao começar um jogo. Ele precisa de regularidade."
Durante o treinamento desta quinta, Marquinhos Gabriel deu um susto no técnico. Ele participou da primeira parte do treino, mas, na hora da atividade tática, quando Kleina confirmou a equipe, deixou o campo alegando desgaste físico. Patrick Vieira treinou em seu lugar, mas o meia está confirmado para o jogo e, como aconteceu contra o São Bernardo, ele vai atuar no ataque, ao lado de Vinícius e Alan Kardec.
Em relação a Bruno César, a expectativa da torcida para vê-lo em ação é grande e a ideia de Kleina era colocá-lo como titular hoje, mas o treinador resolveu mantê-lo no banco por entender que a expulsão no jogo contra o Botafogo atrasou a programação feita pela comissão técnica. Mas é certo que o meia entrará em campo nesta quinta.
A questão física é algo que preocupa o treinador, principalmente para os próximos jogos, já que o Palmeiras terá uma sequência dura de partidas, com várias viagens. No domingo, o time enfrentará o Paulista em São José do Rio Preto e, na quarta-feira, estará em Vilhena, Espírito Santo, onde vai enfrentar o Vilhena pela Copa do Brasil. No sábado, volta a atuar no Pacaembu, contra a Ponte Preta.
LUSA EMBALADA
A Portuguesa, que até pouco tempo atrás se preocupava com o rebaixamento para a Série A-2 do Paulista, mudou da água para o vinho depois da chegada do técnico Argel Fucks. Nas seis partidas sob o comando do ex-zagueiro, a Lusa obteve quatro vitórias, um empate e uma derrota.
O zagueiro William Magrão está recuperado de dores na coxa e vai disputar a partida de hoje. Os desfalques da Lusa serão o meia Wanderson, suspenso, e o atacante Caio, que pertence ao Palmeiras e não pode enfrentar a equipe alviverde.
Nesta quinta-feira, a diretoria do clube do Canindé anunciou a dispensa do zagueiro André Vinícius, do volante Gomes e do meia Giovanni. Os três jogadores haviam sido emprestados à Lusa pelo Corinthians.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Eguren, Wesley e Mendieta; Marquinhos Gabriel, Vinícius e Alan Kardec.
Técnico: Gilson Kleina
PORTUGUESA: Gledson; Régis, Diego Augusto, William Magrão e Bryan; Renan, Diego Silva, Rondinelly e Gabriel Xavier; Leandro e Henrique.
Técnico: Argel Fucks
JUIZ: Vinícius Furlan
LOCAL: Pacaembu, em São Paulo
HORÁRIO: 19h30
TRANSMISSÃO: Pay-per-view.
7404 visitas - Fonte: Estadão