O arco e flecha do Palmeiras continua marcando território por onde passa. A arqueira Isabella Tonão disputou na última semana o Campeonato Mundial de Field Outdoor, realizado em Yankton, na Dakota do Sul, nos Estados Unidos, e quebrou todos os recordes brasileiros da modalidade “selvagem” do tiro com arco. Seu pai, Vilson Tonão, também participou do torneio e bateu uma marca pessoal.
O estilo Field tem muitas diferenças em relação aos demais do arco e flecha. Nele, os arqueiros competem em diversos tipos de campos, como no meio da mata, em pastos abertos, com relevos mais ou menos acentuados. As posições de disparos e os alvos também mudam. No entanto, a dupla palestrina já participa dessas competições no Estado de São Paulo e vivenciou pela primeira vez o torneioà céu aberto fora do país – com bons resultados.
Neste Mundial, organizado pela IFAA (International Field ArcheryAssociation), o torneio aconteceu em cinco longos dias de provas e trilhas – duas de Hunter, duas de Field e uma de Animal, que possuem as suas peculiaridades. Isabella conseguiu excelentes marcas em todas elas. Na Animal, ela anotou 544 pontos e bateu o recorde brasileiro de 498 tentos que já era dela. No round Field, fez 484 em um dia e 495 em outro. No Hunter, também houve um progresso: 489 e 505.
Os índices ainda não foram homologados no Brasil, mas a jovem arqueira, que atira na categoria Estilo Livre Ilimitado Feminino, comemora os feitos e a décima colocação em seu primeiro Campeonato Mundial. “Ficar entre as dez primeiras era o meu objetivo, e eu consegui. O nível da competição foi alto, e foi uma prova cansativa, com três dias de chuva. Até achávamos que seria pior, mas foi mais tranquilo, com lugares mais planos. Eu não estava bem no início e decidi que tinha de me focar mais para ficar entre as dez. No fim, teve muita superação, e eu bati todas as minhas marcas, fiquei muito feliz. Sem contar a experiência de conhecer atletas de outros países”.
Quarto colocado no Mundial de Field Indoor em 2013, também nos EUA, Vilson atingiu pela primeira vez a pontuação máxima de 560 tentos no round Animal. O atleta verde e branco não conseguiu um lugar no pódio, mas aprovou o desempenho com sua nova marca. “Foi legal. Levei na ponta do dedo, aos poucos, e alcancei esse número. Mas não foi fácil. A visualização da imagem dos animais estava complicada porque as cores deles e do mato eram parecidas, não tinha contraste e o tempo estava escuro, por sinal. Choveu bastante, muito forte, e eu ainda peguei um resfriado durante a competição”, contou o arqueiro da mesma categoria, mas masculina, de sua filha.
Os dois atletas do Verdão já têm um importante compromisso neste sábado (16) e domingo (17). Eles participarão do I Campeonato Brasileiro 3D, a ser realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo (SP). Neste torneio, os animais (alvos) serão em tamanhos e formatos reais e não impressos, como no Mundial. A disputa classificatória acontecerá no primeiro dia de disparos, e a eliminatória, no segundo. Vilson e Isabella também farão um par na briga entre as duplas mistas.
4122 visitas - Fonte: Site Oficial