Brunoro fala sobre o planejamento para a base do Palmeiras (Foto: Reprodução SporTV)
O passado é italiano, mas o presente é bem sul-americano. Com oito jogadores estrangeiros no elenco, além do técnico argentino Ricardo Gareca, muitos torcedores se preocupam com o aproveitamento dos jogadores da base do Palmeiras no time principal.
Para José Carlos Brunoro, diretor executivo de futebol do Alviverde, no entanto, esse é um assunto que o clube paulista trata como prioridade e já tem como plano para 2015 que, pelo menos, todo terceiro suplente seja oriundo da equipe júnior.
- Nosso plano para 2015 é que o terceiro suplente da equipe seja da base obrigatoriamente. Se não, não tem sentido eu fazer base.
Quando o Gareca chegou, ele disse que queria dois jogadores por posição, assim o terceiro seria da base. Então, pela primeira vez no Palmeiras, nós temos hoje vindo da base: o goleiro Fabio, o zagueiro Wellington, lateral-esquerdo Victor Luis, o volante Renatinho, o centroavante Erik, Patrick Vieira (...). São seis jogadores que vêm da base entrando constantemente no time.
É a primeira vez que isso acontece no Palmeiras - disse o diretor.
Para exemplificar o cuidado com que a cúpula alviverde tem com os jogadores da base, Brunoro lembra que há um diretor profissional em tempo integral trabalhando na formação dos atletas.
Entretanto, o diretor pediu uma reestruturação do futebol brasileiro como um todo, para que o exemplo palmeirense seja uma realidade em outros clubes do país.
- Nós profissionalizamos toda a base do Palmeiras. Além dos diretores estatutários, que acompanham o trabalho, temos um diretor profissional que fica full time na base.
Mudamos os percentuais com os empresários e isso é muito importante. Todo esse processo vai demorar (a dar resultados).
A estrutura do futebol brasileiro precisa ser mudada. Senão, serão apenas um ou dois times que fazem isso, mas que acaba se perdendo no vazio - comentou Brunoro.
Apesar de toda a atenção com o futuro dos jovens jogadores do Palmeiras, a equipe principal tenta reverter a má fase no Campeonato Brasileiro.
Sem vencer há oito jogos, o time é o 14º colocado na tabela de classificação, com 14 pontos, mas apenas um ponto a mais de quem já está na zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Verdão é diante do São Paulo, no Pacaembu, domingo, às 16h, válido pela 15ª rodada.
3711 visitas - Fonte: Sportv