Acima, a bandeira correta, extraída do Manual de Identidade Visual. Abaixo, o modelo exibido no Pacaembu.Foto: Divulgação
Prestes a comemorar o 100º aniversário, a Sociedade Esportiva Palmeiras, fundada no dia 26 de agosto de 1914 e atualmente presidida por Paulo Nobre, vem usando um modelo de bandeira fora dos padrões estabelecidos por seu Manual de Identidade Visual.
Disponível na Internet, o guia estabelece normas para a construção da marca, utilizações corretas e aplicações em material promocional. Na página 14, dentro da sessão que trata do material institucional, o manual determina as regras para a confecção da bandeira oficial.
De acordo com o guia, o escudo deve ter o tamanho da metade da largura total da bandeira. “Todas as proporções devem ser mantidas e respeitadas”, observa o manual, com uma imagem como exemplo.
Atualmente, o clube vem descumprindo as próprias normas.
Antes do amistoso diante da Fiorentina, válido pela CopaEuroamericana, o time entrou em campo com uma bandeira irregular.
Ao comparar as duas imagens, é fácil perceber que no modelo levado ao Pacaembu o escudo do Palmeiras está dentro da faixa branca, de maneira incorreta.
O modelo irregular também foi colocado no ginásio do clube, sede dos jogos da equipe principal de basquete. No alto da arena, ao lado das bandeiras do Brasil e do estado de São Paulo, está içado o exemplar fora dos padrões estabelecidos pelo Manual de Identidade Visual.
Procurada pela Gazeta Esportiva, a assessoria de imprensa do Palmeiras informou que o clube prefere não se manifestar sobre o uso da bandeira irregular.
Na temporada em que o Palmeiras comemora 100 anos de fundação, o time de futebol já entrou em campo com oito modelos de camisa, um deles azul e outro, amarelo.
A equipe ainda utilizou quatro diferentes escudos no uniforme ao longo de 2014.
4506 visitas - Fonte: Gazeta de Noticias