Evair deixou a sua marca neste sábado
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Foi uma manhã diferente para o Palmeiras. Neste sábado, enquanto torcedores protestavam na porta do CT contra a atual diretoria, o palmeirense que foi até a Rua Javari conseguiu ver de perto grandes craques da quase centenária história alviverde, como Ademir da Guia, Evair e Dudu.
Vestindo as cores do Palestra Italia, o clube voltou ao passado e, em um típico dia de 1941, conquistou a Taça Oberdan Cattani.
Na decisão, os palestrinos, que passaram pelo Paulistano na semifinal com uma vitória por 3 a 2, enfrentaram o Germânia, que havia passado pelo Juventus após um 0 a 0 - vencendo pelos critérios de desempate pré-estabelecidos.
Após empatarem gols no primeiro tempo, o Verdão levava vantagem no número de escanteios até o árbitro Alfredo dos Santos Loebeling marcar um pênalti. Assim como na decisão do Paulistão de 1993 e da Libertadores de 1999, Evair bateu com categoria e marcou o único gol da partida.
Além de Evair, participaram do jogo Gilmar, Rosemiro, Polozzi, Arouca, Esquerdinha, Edu Bala, Adãozinho, Ademir da Guia, Toninho, Célio, Chiquinho, Pires, Gallo, Odair, Reinaldo Xavier, Jorginho Putinatti, Luis Sergio, Celso Gomes e Reginaldo. Dudu foi o técnico da equipe.
Pouco antes, na disputa do terceiro lugar, o Juventus atropelou e goleou o Paulistano por 5 a 0. A Taça Oberdan Cattani homenageia o ex-goleiro do Palestra Italia, do Palmeiras e do Juventus, que faleceu em junho deste ano.
No ano do centenário, esse foi o segundo título conquistado pelo clube. No dia 30 de julho, o Palmeiras enfrentou a Fiorentina, da Itália, no Pacaembu.
Além de o duelo ser válido pela Copa EuroAmericana, a partida valeu a Taça Julinho Botelho. E deu Verdão: vitória por 2 a 1, gols de Victor Luis e Leandro - Rossi descontou para a Viola.
Ademir da Guia participou da vitória por 3 a 2 contra o Paulistano (Foto: Marcos Ribolli)
11778 visitas - Fonte: Ge