A manhã deste sábado (16) foi especial para os torcedores do Palmeiras que compareceram à Rua Javari para a disputa da Taça Oberdan Cattani. Além de rever ídolos como Ademir da Guia, Edu Bala, Jorginho e Evair em campo, eles ainda puderam comemorar o título do Palestra Italia no torneio retrô organizado em comemoração ao centenário. Assim como na década de 90, coube a Evair a honra de marcar o gol da vitória por 1 a 0 na final contra o Germânia, de pênalti.
O estádio e o entorno da Rua Javari foram tematizados como se os jogos fossem disputados no réveillon de 1942 (o último antes da mudança do nome de Palestra Italia a Palmeiras). Além da bola de capotão, os uniformes dos times, juízes e gandulas também remetiam aos usados na época. Para aumentar ainda mais a sensação “retrô”, carros antigos foram estacionados em frente à Javari.
No primeiro jogo do Palestra Italia, contra o Paulistano, muita emoção: vitória apertada por 3 a 2, com gols marcados por Evair, Jorginho Putinatti e Odair (pênalti). Na partida inaugural do torneio, Germânia e Juventus haviam empatado em 0 a 0, mas o atual Pinheiros acabou levando a vantagem no número de escanteios – primeiro critério de desempate da época.
Foram promovidas também diversas homenagens nesta manhã. Walkyria Cattani, filha de Oberdan, entregou a Taça Oberdan Cattani ao campeão Palestra Italia. A Taça Claudio Mortari ficou com o Germânia, o Juventus recebeu a Taça Joelmir Beting, e o Paulistano recebeu a Taça Imparato. Pela vitória na semifinal, o Palmeiras ficou também com a Taça Heitor Marcelino.
O técnico Dudu, que garantia o bom desempenho da equipe com gritos à beira do gramado, celebrou a iniciativa do Palmeiras e ainda brincou sobre as ordens dadas aos ex-companheiros e amigos. “Foi uma linda confraternização do futebol. O evento deixou nosso elenco contente, porque tem jogadores de várias épocas jogando juntos. Isso é muito interessante, essa convivência é muito gostosa. Se eu dei muita bronca no pessoal? Dei um pouquinho (risos)", declarou.
Na disputa do terceiro e quarto lugares, o Juventus aproveitou o fato de jogar em casa e goleou o Paulistano por 5 a 0 – o clube da Mooca, tradicional reduto italiano de São Paulo, foi fundado por palestrinos. O Germânia também tem ligação com o Palmeiras, já que era o antigo dono do terreno do Parque Antarctica e sediou a primeira festa do clube. O Paulistano foi o rival do Palestra na decisão do Paulista de 1920, o primeiro conquistado pelo Verdão.
Pelo Palmeiras, participaram do torneio Gilmar, Luis Sergio, Rosemiro, Polozzi, Arouca, Esquerdinha, Edu Bala, Adãozinho, Ademir da Guia, Toninho, Célio, Chiquinho, Pires, Gallo, Odair, Reinaldo Xavier, Jorginho Putinatti, Celso Gomes, Evair e Reginaldo, além do técnico Dudu. O mordomo do Palestra Italia foi Bezerra.
TAÇA OBERDAN CATTANI
Semifinais:
Germânia* 0 x 0 Juventus (Germânia classificado nos escanteios)
Palestra Italia 3 x 2 Paulistano
Disputa do terceiro lugar:
Juventus 5 x 0 Paulistano
Decisão:
Palestra Italia 1 x 0 Germânia
4002 visitas - Fonte: Site Oficial