O termo corneteiro, hoje usado com frequência fora do ambiente esportivo, teria surgido no Palestra Itália
Fundado por italianos e seus descendentes em 1914, o Palmeiras reivindica duas contribuições à língua portuguesa. Os termos “corneteiro” e “acabou em pizza”, hoje utilizados de maneira corriqueira fora do âmbito esportivo, teriam surgido no clube que completa 100 anos no dia 26 de agosto.
As ferrenhas batalhas políticas travadas por seus dirigentes e conselheiros são peculiares à Sociedade Esportiva Palmeiras. A criação do termo “acabou em pizza” remete a uma reunião realizada pela diretoria do clube nos anos 1960, período em que o time conhecido como Academia de Futebol fazia história dentro do gramado.
Enquanto dirigentes e conselheiros discutiam intensamente, os jornalistas aguardavam do lado de fora, à espera do resultado do encontro. Após horas de acalorada reunião, realizada na gestão de Delfino Facchina, chegou-se a conclusão de que "tudo acabou em pizza".
O jornalista Milton Peruzzi, então repórter do jornal A Gazeta Esportiva, é considerado o principal responsável pela popularização da expressão, já que usou o termo de forma destacada ao noticiar a reunião da diretoria do Palmeiras no tradicional periódico.
Há teorias um pouco diferentes sobre o surgimento da expressão: os dirigentes teriam encomendado pizzas durante a discussão ou visitado uma pizzaria após o encontro. Mas todos concordam que o termo, hoje empregado fartamente para descrever o cotidiano improdutivo dos políticos em Brasília, foi consequência da reunião palmeirense.
3198 visitas - Fonte: Gazeta de Noticias