Provável titular da equipe do técnico Ricardo Gareca na partida do Palmeiras nesta quarta-feira (20), o volante Wesley poderá reencontrar um adversário com boas – e recentes – recordações. O Sport, time da casa, foi vítima de dois gols do camisa 11 palestrino no último encontro entre as duas equipes, no segundo de semestre de 2013, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Série B.
À época comandado por Gilson Kleina, o Verdão enfrentou o rival pernambucano, no estádio do Pacaembu, com Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley (Eguren) e Valdivia (Felipe Menezes); Ananias, Vinicius e Alan Kardec (Charles). O jogo acabou 2 a 1 para o Palmeiras.
O primeiro embate entre os times em 2014 será realizado na Arena Pernambuco, estádio construído especialmente para a disputa da Copa do Mundo 2014 – será o jogo de estreia do Verdão no campo localizado em São Lourenço da Mata. Na Ilha do Retiro, tradicional casa do clube pernambucano, a vantagem no retrospecto de confrontos é palestrina: são 28 jogos, 15 vitórias do time paulista, 10 triunfos rubro-negros apenas três empates.
O histórico de jogos, considerando todas as partidas e mandos, apresenta 52 duelos, sendo 27 jogos vencidos pelo Palmeiras, 15 derrotas e 10 resultados iguais. Já considerando apenas encontros no Campeonato Brasileiro, o número de reveses palestrinos cai para seis, contra 14 vitórias alviverdes e seis empates.
A maior goleada do confronto, em jogos válidos pelo Brasileirão, aconteceu na edição de 1996 da competição, no estádio Palestra Italia, em São Paulo. À época, o Verdão bateu os rivais do Recife por 4 a 1, com dois gols de Luizão, um de Djalminha e um de Elivélton.
Entre setembro de 1989 e maio de 1998, o Palmeiras se manteve invicto ante o Sport e registrou o maior período sem derrotas para o time pernambucano em toda história. Foram 11 jogos de invencibilidade, com oito vitórias e três empates.
Um dos jogos mais marcantes da história entre palmeirenses e pernambucanos aconteceu em 2009, quando o Verdão superou o rival nordestino nos pênaltis, em grande dia do goleiro Marcos, que pegou três cobranças, e avançou às quartas de final da competição sul-americana.
2994 visitas - Fonte: Site Oficial