Gareca ainda não venceu no Brasileirão (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)
O Palmeiras joga nesta quarta-feira contra o Sport para deixar a zona de rebaixamento e não igualar um incômodo jejum: a maior seca de vitórias em sua história no Campeonato Brasileiro. São nove partidas sem sair como vencedor, uma a menos do que a pior série, "conquistada" duas vezes: em 1985 e 2011.
O atual retrospecto se iguala ao de 2002. Naquele ano, em que o Verdão caiu, nove partidas foi o período mais longo sem vencer no clube. Em 2014, a série é de dois empates e sete derrotas: dois pontos somados em 27 possíveis, e o pífio aproveitamento de 7,4%. A última vitória ocorreu em 22 de maio, no 1 a 0 contra o Figueirense - Alberto Valentim era o técnico interino.
Com Ricardo Gareca os números são piores. O argentino trabalhou em seis partidas do Brasileirão, empatou uma vez e perdeu outras cinco. Só 5,5% dos pontos foram conquistados por El Flaco, que já se mostra incomodado com a falta de resultados e admitiu ter um "limite" diante dos resultados ruins. Embora não queira demitir o comandante, a diretoria teme que ele peça para sair graças à fase ruim.
Desta forma, a partida das 19h30 contra o Rubro-Negro pernambucano na Itaipava Arena, válida pela 16ª rodada do Nacional, tem importância para que o time não entre negativamente para a história, e dê tranquilidade a Gareca.
São só 14 pontos em 15 rodadas, e a 17ª posição no torneio, um cenário que preocupa. Em seis dias, o clube completa cem anos e corre o risco até de passar o aniversário atolado na zona da degola. O rival da noite, com 22 pontos, sonha com a Libertadores. Não vence, porém, há três jogos.
2778 visitas - Fonte: LanceNet!