O Campeonato Paulista ainda nem acabou, mas a atual fórmula de disputa já está condenada pela FPF (Federação Paulista de Futebol), organizadora do torneio. “Vamos mudar o regulamento para 2015?, revela Marcos Marinho, que preside a Comissão de Arbitragem da entidade e é braço direito do presidente Marco Polo Del Nero.
Nem o Estatuto do Torcedor, que obriga os campeonatos a manterem o mesmo regulamento por dois anos, será um impedimento. “De fato, há essa obrigatoriedade. Mas o estatuto permite que você altere a fórmula desde que faça o pedido formal ao Ministério do Esporte”, explica.
O Paulistão de 2014 vem sendo contestado desde o ano passado, quando a FPF anunciou a divisão dos 20 clubes em cinco grupos, com os dois primeiros de cada lado passando à segunda fase.
Entre as falhas, está o fato de um time poder seguir no torneio mesmo com menos pontos que outro de chave distinta; e o problema de os times de um mesmo grupo não se enfrentarem.
A FPF garante que a atual fórmula foi feita para atender a um pedido da Globo, que exigia semifinais e finais. “Ainda não temos ideia de como será o formato de 2015, mas ficará diferente. Até porque teremos mais datas”, finaliza Marinho.
7671 visitas - Fonte: blog do Jorge Nicola