Palmeiras vence o Coritiba e deixa lanterna do Brasileirão (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)
Apoiado por mais de 20 mil torcedores presentes no Pacaembu, o Palmeiras, enfim, venceu a primeira partida da era Gareca no Brasileirão. A vítima foi o Coritiba, que, após o gol de Juninho na primeira etapa, viu a vitória do Verdão ser desenhada ao longo do certame. O confronto é o último antes do centenário palestrino, que será comemorado nesta terça-feira (26).
O primeiro tempo muito movimentado para ambos os lados mostrou que Palmeiras e Coritiba seria um jogo pegado. No entanto, o gol solitário de Juninho fez a diferença para o Verdão: além de garantir os três pontos e o tento para o Palmeiras, a adversidade jogou um balde de água fria nos visitantes, que assistiram o mando alviverde no certame.
Com um a mais na segunda etapa, o Palmeiras garantiu o resultado anulando as ações do adversário, sobretudo, com as alterações defensivas promovidas por Gareca. Embora a pressão dos paranaenses fosse evidente e desesperada em busca do empate, os palestrinos garantiram o tento da partida.
Pelo Brasileirão, o Verdão voltará a campo somente no próximo sábado (30), às 18h30, contra o Internacional, no estádio do Pacaembu, pela 18ª rodada. Na quarta-feira (27), também em casa, a equipe palestrina enfrenta o Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no primeiro jogo pós-centenário do Verdão.
O jogo
Palmeiras e Coritiba, em situações semelhantes na competição nacional, protagonizaram um bom início de jogo, principalmente pelos ataques em profundidade. Empurrado por mais de 20 mil torcedores, a equipe palestrina protagonizou o primeiro lance de maior perigo na partida: aos 9 minutos, após contra-ataque rápido puxado por Wesley, Henrique rolou para Wendel, que soltou a bomba e obrigou boa defesa do goleiro Vanderlei.
A pressão alviverde era desenhada conforme a festa da torcida, que não parava de cantar um minuto sequer nas arquibancadas do Pacaembu. Aos 13 minutos, após ótima jogada, Marcelo Oliveira passou para Juninho, que tocou na saída de Vanderlei e abriu o placar da partida para os palestrinos (Palmeiras 1x0 Coritiba).
Os paranaenses buscavam sua força de reação no jogador Robinho, que retornou ao time nesta rodada após cumprir suspensão automática. No entanto, a marcação alviverde anulava facilmente as ações adversárias. O Coxa sentiu o gol do Palmeiras.
Logo após a metade do primeiro tempo, com o domínio palestrino da partida, um lance inusitado: aos 27, após cruzamento de Wesley, Lúcio foi derrubado por Leandro Almeida na pequena área e o juiz assinalou pênalti, mas voltou atrás após o bandeira assinalar impedimento do palmeirense.
Mais próximo do segundo gol, o Palmeiras insistia e levava maior perigo com as jogadas pela direita, com Allione, que infernizava a nervosa retaguarda paranaense. Ao final da primeira etapa, os adversários somavam 11 faltas, com três cartões amarelos e um vermelho: aos 46 minutos, após falta violenta em Mouche, Leandro Almeida foi expulso direto.
Com um homem a mais no segundo tempo, o Palmeiras viu o Coritiba voltar a campo com duas alterações: Geraldo e Luccas Claro nos lugares de Zé Rafael e Keirrison, respectivamente. Seguro com o resultado construído no primeiro tempo, os palestrinos trataram de assustar os visitantes logo aos 3 minutos: após cruzamento forte de Wesley, Tobio, na pequena área, desviou próximo ao poste direito de Vanderlei, quase marcando o segundo gol palmeirense.
O Coritiba tentava chegar pelas pontas do campo e com cruzamentos em cobranças de falta, mas o Palmeiras anulava seguramente as ações paranaenses e era favorecido pela superioridade numérica em campo. Quando chegou ao ataque, levou perigo: aos 19 minutos, após boa jogada pela direita, Allione rolou para Wesley chutar de fora da área, rente à trave direita do goleiro adversário, para a linha de fundo.
Logo após a segunda metade da etapa final, o Verdão chegou novamente com muito perigo: aos 26, após receber boa bola de Leandro na grande área, Wesley rolou para Henrique, que chutou para fora, perdendo grande chance de ampliar o placar para os palestrinos.
Um minuto após bom ataque do Verdão, o autor do gol alviverde, Juninho, visivelmente cansado, deu lugar a Victor Luis. Foi a primeira mexida de Gareca na partida. No lance seguinte, após falta forte em Zé Eduardo, Wendel foi amarelado. Na cobrança, Robinho isolou.
Aos 31, Gareca promoveu a segunda alteração no Palmeiras: Gabriel Dias, cria da base alviverde, entrou no lugar de Wendel, dando maior postura defensiva ao Verdão. Seis minutos depois, Mendieta entrou no lugar de Mouche, cansado, na terceira e última substituição alviverde.
Com cautela, os alviverdes buscavam manter a posse de bola para assegurar o resultado. Já o Coritiba tentava chegar ao empate a todo custo: aos 39, após receber bola dentro da área, Elber, que entrou no lugar de Geraldo, machucado, assustou a torcida palestrina ao chutar rente à trave direita de Fábio.
Nos minutos finais, em busca do empate, o Coxa continuou a tentar pressionar o Verdão no campo de defesa, principalmente com Dener e Elber, mas sem sucesso. O esquema forte da retaguarda alviverde garantiu os três pontos para o Palmeiras ante ao Coritiba.
Escalação: Fábio; Wendel (Gabriel Dias), Lúcio, Tobio, Juninho (Victor Luis); Marcelo Oliveira, Wesley, Allione; Leandro, Mouche (Mendieta) e Henrique
Cartões Amarelos: Marcelo Oliveira, Leandro, Tobio, Wendel e Henrique
Gol
Palmeiras: Juninho (13’ – 1º Tempo)
3972 visitas - Fonte: Site Oficial