Jogadores do Palmeiras comemoram gol da vitória sobre o Coritiba no Pacaembu
Não dá para dizer que a festa estará à altura do que o torcedor merece, mas, ao menos, o Palmeiras não passará o dia de seu centenário na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Depois da rodada deste domingo, a equipe que completa 100 anos na próxima terça-feira está uma posição acima do Z-4.
O Palmeiras, fundado 26 de agosto de 1914, entrou na 17ª rodada do Brasileiro na lanterna, com a ameaça real de passar uma das datas mais importantes de sua história em situação pouco condizente com suas conquistas. A vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba no sábado começou a mudar esse cenário.
O triunfo já era suficiente para que o time comandado por Ricardo Gareca deixasse a última posição, mas os jogos de domingo ainda teriam de colaborar para confirmar a fuga do Z-4. As derrotas de Criciúma e Vitória e o empate do Bahia, porém, definiram os quatro últimos colocados sem o Palmeiras.
Ainda é cedo, é verdade, de dizer que o palmeirense pode respirar aliviado com a situação. O time comemorará seu centenário com apenas 17 pontos após 17 jogos, a mesma pontuação do Criciúma, que abre a zona de degola. A distância para os lanternas, Vitória e Coritiba, é apenas de dois pontos.
Na próxima rodada, a penúltima do primeiro turno do Brasileiro e a primeira que o clube fará com 100 anos, o Palmeiras volta a jogar diante de seu torcedor, no estádio do Pacaembu, mas contra um rival perigoso: o Internacional, atual terceiro colocado da Série A, no sábado, às 18h30.
Seus rivais diretos na briga pela queda têm os seguintes compromissos: Vitória (20º) x Flamengo (na Bahia), Coritiba (19º) x Atlético-MG (no Paraná), Bahia (18º) x Grêmio (no Rio Grande do Sul) e Criciúma (17º) x Sport (em Pernambuco). A Chapecoense, time acima do Palmeiras, visita o líder Cruzeiro.
10314 visitas - Fonte: ESPN