torcedores do Palmeiras poderão comemorar o centenário do clube com um pouco mais de tranquilidade nesta terça-feira. Lanterna do Campeonato Brasileiro antes de começar a 17ª rodada, a equipe corria sério risco de passar a data mais importante da sua vida entre os quatro últimos colocados da competição.
Porém, com a vitória sobre o Coritiba, e uma combinação de resultados que pareciam improváveis, o time escapou da zona degola e deu alegria a sua torcida.
A reação alviverde começou ainda no sábado, quando a equipe enfrentou o Coritiba, no Estádio do Pacaembu. A partida, considerada "jogo de seis pontos", era importante para as duas equipes que almejavam deixar a zona de rebaixamento.
Melhor em campo, o Palmeiras conseguiu marcar com o lateral esquerdo Juninho, ainda no primeiro tempo, e se segurou para deixar a degola, ainda temporariamente.
A segunda parte se baseava em secar os adversário diretos, que entraram em campo neste domingo. O Palmeiras tinha três opções de combinações de resultados para terminar a rodada fora da zona de rebaixamento: se o Botafogo ganhasse, o clube alviverde precisaria torcer para o Criciúma perder e o Bahia tropeçar; se o Criciúma não perdesse, o time precisaria torcer para um tropeço do Bahia e do Botafogo; se o Bahia ganhasse, a equipe de Gareca precisaria torcer para derrota do Criciúma e um tropeço do Botafogo.
Com a vitória do Botafogo ainda no sábado, por 1 a 0, contra a Chapecoense, no horário mais cedo do que a própria partida do clube alviverde, restava aos torcedores palmeirenses torcerem contra Criciúma e Bahia no domingo. E deu certo.
No Heriberto Hülse, em Santa Catarina, o Criciúma não conseguiu segurar a boa fase do Flamengo, que venceu por 2 a 0 e somou sua quarta vitória seguida na competição.
Com a derrota dos catarinenses, restava apenas torcer para um tropeço do Bahia para o Palmeiras respirar mais aliviado. Jogando na Arena da Baixada, no Paraná, Atlético-PR e Bahia fizeram um jogo fraco tecnicamente e acabaram empatando por 0 a 0.
Apesar da "conquista", o Palmeiras ainda está em situação delicada na competição. O clube é o primeiro fora da zona de rebaixamento, com 17 pontos, mesmo número que o Criciúma, 17º colocado, mas com uma vitória a menos que a equipe paulista.
Com a 17ª rodada encerrada, o Palmeiras conseguiu conquistar quatro posições, aparecendo agora em 16º lugar, com 17 pontos. Criciúma (17º), Bahia (18º), Coritiba (19º) e Vitóra (20º) integram a zona mais indesejada do Campeonato Brasileiro.
O próximo compromisso do time na competição é no próximo sábado, às 18h30, quando encara o Internacional no Pacaembu. Entretanto, os comandados de Ricardo Gareca enfrentam o Atlético-MG na próxima quarta, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil.
3819 visitas - Fonte: Terra Noticias