LEIA TAMBÉM: Santos x Palmeiras: horário, local, escalações e transmissão
Luxemburgo conquistou uma Copa América com a seleção brasileira, foi pentacampeão brasileiro e venceu uma Copa do Brasil. Já Jesualdo foi tricampeão português, venceu duas vezes a Taça de Portugal e uma vez a Supertaça de Portugal. Além disso, foi campeão nacional no Egito e no Catar.
Com a sombra de Jorge Sampaoli ainda pairando, Jesualdo não escapa das comparações com o argentino que levou o Peixe ao vice-campeonato brasileiro do ano passado. O estilo diferente, com linhas mais baixas e defesa mais bem postada, rende críticas ao português.
Após cinco jogos apresentando certa evolução, o Peixe vem de suas duas piores atuações na temporada: empate sem gols com a Ferroviária e na derrota para o Ituano por 2 a 0. Mais uma atuação desastrosa pode fazer a passagem de Jesualdo pela Vila Belmiro chegar ao fim.
Jesualdo já era sonho antigo do Peixe e o clube apostou no sucesso do treinador que é visto como referência para nomes consagrados como José Mourinho, hoje no Tottenham (ING), e Jorge Jesus, do Flamengo. O presidente José Carlos Peres quer dar tempo ao treinador, mas já admite que a situação fica difícil de controlar quando a bola não entra.
Vanderlei Luxemburgo chegou ao Palmeiras por conta de seu histórico vencedor. Depois das negociações fracassadas com Jorge Sampaoli, a estratégia foi buscar um nome que trouxesse boas recordações e fosse forte o suficiente para comandar um vestiário.
O treinador chegou com a missão de dar mais espaço para a base e tentar fazer um time que jogue de acordo com o segundo maior orçamento do país. A primeira ação mais contundente foi colocar Felipe Melo na zaga, mas o esquema tático ainda é parecido com o que vinha sendo praticado até a sua chegada, com dois pontas e uma referência. O mistério fica por conta da entrada ou não de Rony, regularizado ontem (28) e com um treino como titular.
Com a chance de virar o melhor time do Estadual se vencer, a equipe ainda não emplacou uma sequência de jogos que empolgou a sua torcida, especialmente pelo nível dos adversários. Até aqui, contra os dois times da Série A que já enfrentou em 2020, o Alviverde tem um empate sem gols com o São Paulo e uma derrota para o Red Bull Bragantino. Ainda assim, a situação do treinador é bem mais confortável em relação a de Jesualdo, que enfrenta dificuldades até mesmo contra as equipes pequenas.
O jogo ainda serve como o último teste para os dois técnicos da estreia na Libertadores. Santos e Palmeiras viajam para a Argentina para a primeira partida pelo torneio continental: o Peixe enfrenta o Defensa y Justicia, terça-feira (3), enquanto o time de Luxemburgo duela com o Tigre, na quarta (4).
FICHA TÉCNICA:
SANTOS x PALMEIRAS
Data: 29/02/2020 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli
SANTOS: Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Pituca e Sánchez; Soteldo, Raniel e Sasha. Técnico: Jesualdo Ferreira.
PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Matias Viña; Bruno Henrique, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony (Willian) e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, CT da barra funda, paulista, libertadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Vanderlei Luxemburgo, técnico,
3285 visitas - Fonte: UOL