Os primeiros escudos do Palestra Itália (Crédito: Arte Palmeiras)
'Visão da década', por Fernando Galuppo (jornalista e historiador palmeirense)
O palmeirense é, com toda a razão, um envaidecido da grandeza de seu clube de coração, em todos os níveis: social, patrimonial e esportivo. Essa saga gloriosa e sentimento deu início em 26 de agosto de 1914, fruto da união de jovens e sonhadores ítalo-brasileiros que se uniram para a fundação de um clube que representasse a comunidade italiana em torno de um grande time de futebol. Nascia o Palestra Itália.
Sua estreia futebolística ocorreu em 24 de janeiro de 1915, diante da equipe do Savoia, na cidade de Votorantim, interior paulista. Vitória palestrina por 2 a 0. Bianco Spartaco Gambini fez o primeiro gol da história alviverde e Alegretti completou o marcador, que garantiu ao Palestra Itália a conquista da Taça Savoia.
L!TV mostra bastidores da cobertura do... por LANCETV
Após o enstusiasmo do jogo inaugural, os palestrinos se organizaram para ingressar nas competições oficiais. No dia 13 de maio 1916, o Palestra Itália realizava a sua primeira partida pelo Campeonato Paulista diante do Mackenzie College, no estádio da Chácara da Floresta, a qual terminou empatada em 1 a 1. Radamés Gobbatto foi o autor do primeiro gol do Palestra Itália na mais tradicional competição estadual do país.
Foi justamente numa partida válida pelo Campeonato Paulista que Palestra e Corinthians Paulista se enfrentariam pela primeira vez. Em 6 de maio de 1917, no estádio do Parque Antarctica, o Alviverde venceu por 3 a 0 com uma atuação esplendorosa do meia-direita Caetano Izzo, autor de todos os três gols palestrinos. Era o início de uma das maiores rivalidades do futebol mundial.
O primeiro título conquistado pelos palestrinos veio no Campeonato Paulista de 1920. Na tarde de domingo do dia 19 de dezembro daquele ano, o Palestra Itália venceu o Clube Altético Paulistano pelo placar de 2 a 1, na decisão da competição, realizada no estádio da Chácara da Floresta. Martinelli abriu o placar para o Palestra. Mario Miranda empatou. E quase no final da partida Matteo Forte fez o gol do título alviverde.
Festa. Delírio. Campo invadido. Jogadores carregados pela torcida. A cidade enlouquecida parou. Muito vinho e cerveja foram servidos na sede do clube gratuitamente. A “Pazza Gioia” (alegria louca), como ficou conhecida a festa do título, seria lembrada para sempre no coração dos palestrinos. Era a primeira de tantas explosões e manifestações de alegria da gente esmeraldina.
Foi em 1920 também que o Verdão registrou a sua maior goleada em competições oficiais: 11 a 0 contra o Internacional-SP, em jogo válido pelo Paulistão, no dia 8 de agosto.
O atacante Heitor Marcelino, maior artilheiro do clube até os dias de hoje, fez seis gols nessa partida, recorde jamais superado ou igualado.
Nessa primeira década, a equipe palestrina realiza ainda a sua primeira partida internacional em 26 de outubro de 1922 diante da Seleção Paraguai. O Verdão goleou os paraguaios por 4 a 1 e conquistou a Taça Guarani.
OS NÚMEROS DO PALESTRA DE 1914 a 1923:
Vitórias: 159
Empates: 29
Derrotas: 45
Total de jogos: 233
O MUNDO NO PERÍODO
1914
Em 28 de julho, pouco antes de o Palestra ser fundado, começou a Primeira Guerra Mundial.
1917
Em outubro daquele ano, teve início a Revolução Russa, liderada por Lenin e Trótski, em São Petesburgo.
1918
Em 11 de novembro, com a Alemanha sendo derrotada, terminou a Primeira Guerra Mundial.
1922
Em 30 de dezembro, foi formada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
1923
Em novembro daquele ano, Adolf Hitler e o Partido Nazista tentaram um golpe contra o governo alemão: fracassou.
6324 visitas - Fonte: Lancenet!