O passado com certeza é glorioso. Em 100 anos de história, o Palmeiras foi importante não só para seu torcedor, mas também para grandes jogadores. O Terra falou com quatro deles, que destacaram o talento do clube para formação de atletas. Mas o futuro é cheio de dúvidas e só há uma certeza: a nova arena do clube, batizada de Allianz Parque, é a grande esperança de fazer o Palmeiras sair da crise atual.
Ademir da Guia, Galeano, Emerson Leão e Zetti foram formados no Palmeiras, ficaram por anos no clube e cresceram profissionalmente. "Lá era muito bom porque era uma equipe educativa. Você chegava jovem e aprendia muito", destacou Leão, um dos vários talentos lapidados na "Academia de Futebol".
Mas os ex-jogadores também foram questionados sobre o futuro do Palmeiras, que chega aos 100 anos mergulhado em crise após dois rebaixamentos no Campeonato Brasileiro e a sombra de mais um. Mas os quatro foram unânimes na avaliação. "O problema principal é não ter estádio para poder jogar. Mas daqui pra frente vai ser inaugurada a arena, que é um fator positivo que pode ajudar o time a melhorar", simplificou Galeano.
Veja o que disseram os ex-jogadores do Palmeiras sobre o passado e o futuro do clube:
Ademir da Guia
Ademir da Guia em visita ao Allianz Parque ao lado do ex-goleiro Marcos
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press
Importância de jogar no Palmeiras
Foi muito importante fazer parte da história desses 100 anos, ser um dos que mais jogou. Foi uma honra. A torcida sempre ia festejar e tinha uma confiança muito grande na gente. Então não tinha nada de confusão, era muita emoção mesmo para nós
Melhor memória
O ano de 72 foi diferente, foi especial. Chegou o (técnico) Oswaldo Brandão e nossa equipe jogou muito bem, com Eurico, Luis Pereira, Dudu, Leivinha... Conseguimos ficar quase 50 partidas invictos e conquistamos todos títulos.
Próximos 100 anos do Palmeiras
Agora conseguiu um estádio novo, moderno, o que é importante. Esse ano está difícil, trouxemos um técnico argentino, mas está difícil para ele. Não conseguiu a vitória que a torcida quer, mas vai acho que vai melhorar, porque piorar não pode.
Emerson Leão
Leão destacou sua permanência por muitos anos no Palmeiras
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press
Importância de jogar no Palmeiras
Foi um primeiro aprendizado, porque cheguei muito jovem e através disso fui me tornando profissional de futebol. Lá era muito bom porque era uma equipe educativa. Você chegava jovem e aprendia muito. E é uma sensação boa que perdura pela longevidade. Trabalhei como atleta e como treinador e tenho um lastro de relacionalmento forte.
Melhor memória
A melhor memória é a raíz criada pelos antigos atletas, aqueles que ficarem por muitos anos no Palmeiras. É isso que foi muito mais importante.
Próximos 100 anos do Palmeiras
É difícil prever, pois o Palmeiras está tão mudado. Hoje tem onze estrangeiros na equipe (na verdade são oito), sendo que antes não tinha onze nem no Brasil. É uma nova fase, está difícil, mas sei lá, tudo é possível. A nova casa vai ser inaugurada, é maravilhosa, mas requer grandes ídolos, o que no Brasil hoje é um artigo raro.
Galeano
Galeano comemora gol histórico contra Corinthians
Foto: Gazeta Press
Importância de jogar no Palmeiras
Pra mim significou tudo, porque foi o que me deu condição de virar profissional, me abriu as portas, onde iniciei e permaneci por 13 anos vinculado. É onde tudo começou e só tenho agradecer e comemorar.
Melhor memória
A conquista da Libertadores e o gol que fiz contra o Corinthians, que foi comemorado como se fosse a conquista e acabou me consagrando. A gente sempre ensaiou muita jogada de bola parada, já que era Arce ou Alex que batia. Mas naquele dia a jogada não saiu bem ensaiada, era para desviar no primeiro pau, mas nesse dia eu fui para o segundo. O Alex também bateu errado, acabou enganado a defesa do corinthians, mas deu certo. Foi um lance que eu acreditei e acabei enganando meu marcador, que o Adilson Baptista.
Próximos 100 anos do Palmeiras
Logico que o Palmeiras passa por um momento difícil, mas acho que o problema principal é não ter estádio para poder jogar, desde 2010 vem sofrendo com isso, por não poder ter a participação do torcedor. Mas daqui pra frente vai ser inaugurada a arena, que é um fator positivo que pode ajudar o time a melhorar.
Zetti
Importância de jogar no Palmeiras
Sempre falo que o Palmeiras foi o alicerce da carreira, até pelo tempo que fiquei, quase sete anos. Joguei 113 jogos e isso me fortaleceu muito porque eu era muito jovem. O Brasil nunca teve tradição de usar goleiros jovens, mas eu tinha 22 e comecei a me firmar como titular. Hoje sou ídolo do São Paulo, mas até hoje os mais antigos ainda comentam que foi uma injustiça eu ter saído do Palmeiras.
Melhor memória
Sem dúvida foi o período de invencibilidade que tive, fiquei 13 jogos sem tomar gol. A cada partida existia apostas dos torcedores, promoções de rádio... Ali foi meu grande momento no Palmeiras, de aparecer no cenário brasileiro.
Próximos 100 anos do Palmeiras
Acho que o Palmeiras está passando por uma entressafra, devido à situação do estádio. Isso vai ser muito bom no sentido do Palmeiras ter sua própria casa, que talvez seja o estádio mais bonito do Brasil. O pessoal precisa ter paciência com a equipe. Os dirigentes estão tentando fazer um planejamento a longo prazo e tem que investir na base, pois esse é o futuro do Palmeiras.
4446 visitas - Fonte: Terra