Milhares de palmeirenses nas ruas para homenagear Marcos (Foto: Reprodução)
Dois títulos, um novo rebaixamento. Mais tristezas do que alegrias. Os últimos dez anos do Palmeiras não refletem a história centenária e gloriosa do clube que coleciona o maior número de títulos nacionais.
Times bons, ruins e péssimos foram montados por diretorias, em sua grande maioria, horrorosas nas gestões de Mustafá Contursi, Affonso Della Monica, Luiz Gonzaga Belluzzo, Arnaldo Tirone e Paulo Nobre. A política alviverde tornou-se a grande vilã desde que o dinheiro da Parmalat se foi no início dos anos 2000. A bagunça dos bastidores, no entanto, não impediu os torcedores de festejarem novas conquistas.
Só Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari foram capazes de levar o Palmeiras aos grandes trófeus desde 1976. Pois foram eles que voltaram e, entre erros e acertos, conquistaram títulos importantes de novo.
O time de 2008, com respaldo financeiro da Traffic, tinha potencial para ser mais do que apenas campeão paulista. Mas o estadual levou ao delírio o torcedor que não festejava nenhum título expressivo desde 1999. Um polêmico chileno de nome Valdivia surgiu como candidato a ídolo e o Verdão, após bater o São Paulo na semifinal, foi campeão. Marcos, a maior referência da época, tratou o título como uma redenção.
Mas o Santo sofreu grande decepção no Brasileirão de 2009, com a inacreditável perda do título mais sonhado na reta final. Foi o “ano que não terminou”. A perda teve consequências políticas, a qualidade técnica do elenco voltou a despencar até Felipão ser apontado com “o salvador” na volta ao clube, em 2010.
Scolari não reviveu os anos 90, como alguns sonhavam, mas deu uma taça de Copa do Brasil aos palmeirenses, em 2012, após 14 anos.
Na base da raça, na força da camisa. Nem o direito de festejar o mal administrado Palmeiras deu à torcida, com o rebaixamento quatro meses depois.
São, sim, 100 anos de história, de lutas e de glórias, como canta a torcida nos estádios. Só que o Verdão precisa reagir de forma definitiva para que lutas (fracassadas) não tomem mais o espaço das glórias...
OS NÚMEROS DO PALMEIRAS DE 2004 A 2014:
Vitórias: 342
Empates: 185
Derrotas: 205
Total de jogos: 732
O MUNDO NO PERÍODO:
2004
Em janeiro, a rede social Okut virou febre no Brasil e inicou o “boom” das mídias sociais.
2005
O papa João Paulo II morreu em 2 de abril. O cardeal Joseph Ratzinger foi eleito no Vaticano como o papa Bento 16.
2006
No dia 30 de dezembro, o ex-ditador Saddam Hussein foi executado na forca em Bagdá.
2007
A Apple lançou o primeiro modelo do iPhone.
2013
O líder e ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morreu aos 94 anos.
3456 visitas - Fonte: LanceNet!