Revista do Grêmio contra o racismo é distribuída na Arena antes de jogo (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)
Começou no papel a série de ações do Grêmio contra o racismo neste domingo, dia de o time enfrentar o Bahia às 18h30, pelo Brasileirão.
O "Guia da Partida", suplemente confeccionado pela assessoria de imprensa e distribuído a cada partida em casa, foi feito todo em preto e branco e com sugestiva mensagem na capa: "basta", em relação às injúrias raciais contra o goleiro Aranha na derrota para o Santos na última quinta-feira.
O Grêmio já havia publicado um vídeo na sexta, em que exalta seus ídolos negros. Tudo faz parte de uma campanha planejado pelo clube para evitar que a instituição seja marcada como "racista".
As injúrias de quinta podem prejudicar o time dentro de campo. Na quarta, o clube será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode ser excluído da Copa do Brasil.
Uma jovem foi flagrada pelo canal ESPN gritando "macaco" em direção ao goleiro. Patrícia Moreira acabou afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha.
As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida, causando revolta.
Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Pedras foram jogadas em direção a sua casa na noite de sexta-feira. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.
Ao chegar à Arena, o zagueiro e capitão Rhodolfo pediu cuidado nos comentários:
- Ninguém pode maltratar essa menina como estão maltratando.
O incidente aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida.
O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo. O goleiro registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre na sexta-feira.
O Grêmio confirmou que enviou à Polícia Civil as imagens em que é possível identificar torcedores ofendendo Aranha. De acordo com o clube, o material permite a visualização de cinco indivíduos. Dois dele são sócios e já tiveram suas matrículas suspensas para posterior exclusão.
Em contato com o GloboEsporte.com, o delegado titular da 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Herbert Moura Ferreira, não confirmou o recebimento das imagens neste final de semana.
No entanto, afirmou que a análise do material deve começar na segunda-feira, mesma data em que se pretende iniciar a realização dos depoimentos dos envolvidos.
2883 visitas - Fonte: Ge