Zero se classificou na segunda colocação e representará o Brasil no campeonato Pan-Americano na Argentina (Divulgação)
O arqueiro palmeirense Rogerio de Lima, o Zero, representará a Seleção Brasileira no Campeonato Pan-Americano de Tiro com Arco deste ano, em outubro, na Argentina. O atleta disputou a classificatória neste final de semana, em Maricá-RJ, e conquistou a vaga ao terminar na segunda colocação. O Verdão terá ainda o para-atleta Julio Cesar de Oliveira, atual vice-campeão brasileiro, como mais um representante, no Parapan-Americano.
No sábado (30), primeiro dia de seletiva, Zero terminou a primeira fase no segundo lugar, de um total de 17 competidores, com 687 pontos (de 720 possíveis). No dia seguinte, os oito melhores classificados se enfrentavam, e os vencedores dos confrontos somavam uma determinada pontuação. O arqueiro palestrino ganhou cinco dos sete combates – só perdeu para Marcelo Roriz, primeiro colocado, e Roberval dos Santos, terceiro melhor. Assim, o palmeirense terminou na segunda posição geral e garantiu sua vaga ao Campeonato Pan-Americano.
Zero já acumula passagens pela Seleção Brasileira em sua carreira, mas, neste ano, está um pouco afastado dos treinos devido a outros compromissos. Logo, a tranquilidade foi fundamental para ter o bom resultado. “Neste ano, eu não estou conseguindo treinar o quanto eu gostaria. Então, eu fui para esse campeonato mais para rever os amigos e curtir o arco e flecha.
Creio que 90% dos meus pontos vieram por causa da minha mente; eu estava muito tranquilo, sem me cobrar. Quando me disseram ‘parabéns! Você está classificado’, eu nem acreditei. Foi muito bom! Agora, vou treinar forte para o campeonato”, disse.
Colega de Palmeiras, Julio Cesar de Oliveira fará companhia a Zero na Argentina. O atleta conseguiu sua classificação pela conquista do vice-campeonato brasileiro paraolímpico, em abril, em Niterói-RJ. Em 2013, pelo Brasil, Julio faturou o ouro por equipes do IWAS World Games, realizado na Holanda. Os atletas alviverdes ainda deverão ter a companhia de Sarah Nikitin, que ficou tem terceiro lugar na sua classificatória, neste mês, e aguarda a convocação oficial (apenas os dois primeiros têm a vaga automática).
Tanto o Campeonato Pan-Americano quanto o Parapan-Americano serão disputados de 18 a 25 de outubro, em Rosário, cidade argentina do Estado de Santa Fé. As competições valerão vagas aos Jogos Pan-Americanos (apenas ao arco recurvo, caso de Sarah) e Parapan-Americanos (também ao arco composto, de Julio) de 2015, em Toronto, no Canadá.
3102 visitas - Fonte: Site Oficial