O Palmeiras começou o segundo turno do Campeonato Brasileiro como o torcedor esperava: uma vitória e uma pequena, mas importante distância da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, jogando no Pacaembu, a equipe paulista venceu uma partida de "seis pontos" contra Criciúma, por 1 a 0, e respirou em relação à degola do torneio. Cristaldo, no segundo tempo, desencantou. O argentino marcou seu primeiro gol com a camisa alviverde e fez a alegria dos torcedores no estádio.
A vitória na capital paulista foi a primeira do Palmeiras sob o comando de Dorival Júnior. Contratado para o lugar de Ricargo Gareca, o técnico estreou na última rodada contra o Atlético-PR, quando apenas empatou por 1 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Com o resultado, o Palmeiras alcança os 21 pontos e agora aparece na 15ª posição, uma de distância da zona de rebaixamento. Já o Criciúma continua estacionado na degola, no 17º lugar, com apenas 18 pontos.
Na próxima rodada, o Palmeiras visita o Fluminense, no sábado (13), às 18h30, no Maracanã. Já o Criciúma recebe o Goiás, no domingo (14), às 18h30, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
Palmeiras domina, mas pouco assusta
Logo no começo da etapa incial já era clara a estratégia que os clubes adotariam durante a partida. O Criciúma jogava por uma bola, enquanto o Palmeiras se mandava mais para o ataque, mas com cautela para não deixar brechas para o rival. Apesar do domínio da posse de bola, o clube paulista pouco assustou os catarnienses.
A equipe comandada por Dorival Júnior foi quem chegou primeiro. Aos 14min, Diogo recebeu de Juninho pela esquerda e cruzou para o meio. Leandro, sozinho, pegou fraco na bola e mandou nas mãos do goleiro Luiz. Apesar de uma postura mais defensiva, foram os visitantes que tiveram a melhor oportunidade. Aos 24min, Lucca bateu falta perigosa, e Fábio precisou se esticar todo para salvar os donos da casa.
Dorival Júnior teve uma baixa no seu sistema defensivo na metade da etapa inicial. O zagueiro argentino Tobio se machucou e precisou ser substituído. Porém, como no banco só tinha o jovem Nathan, primeira vez relacionado, para a posição, o técnico optou por colocar o volante Eguren, recuando Marcelo Oliveira para a zaga. Com isso, o Palmeiras perdeu qualidade na saída de bola e sentiu dificuldade para criar lances ofensivos.
Palmeiras piora, mas encontra gol
As equipes inverteram os papéis na volta do intervalo. Dessa vez, quem dominava a posse de bola era o Criciúma, enquanto o Palmeiras esperava por algum erro dos rivais para sair no contra-ataque. Antes da bola rolar, Dorival apostou na entrada de Felipe Menezes no lugar de Leandro.
Mesmo com um jogador de meio-campo a mais, o Palmeiras continuou sem conseguir criar jogadas ofensivas. Dorival, então, mexeu novamente. Tirou Juninho e colocou Cristaldo, deixando a equipe novamente com três atacantes.
Apesar das duas alterações, quem chegava com mais perigo era o Criciúma. Aos 19min, Paulo Baier cruzou bola na área, Fábio Ferreira desviou e Fábio salvou mais uma vez o time. O Palmeiras conseguiu chegar com perigo apenas aos 28min. Weldinho driblou Giovanni e cruzou para Eguren. O uruguaio cabeceou rente ao poste e assutou o goleiro Luiz.
Quando a partida parecia se encaminhar para um empate sem gols, Cristaldo apareceu. O camisa 9 ganhou disputa contra o zagueiro na área pela direita e, livre, finalizou cruzado, por baixo do goleiro e marcou seu primeiro tento com a camisa alviverde.
Atacante Diogo é cercado por marcadores do Criciúma e não tem vida fácil no Pacaembu
Foto: Mauro Horita/AGIF / Gazeta Press
3609 visitas - Fonte: Terra