Sob os olhares de mais de 13 mil palmeirenses no Pacaembu, o Palmeiras suou, mas venceu a equipe do Criciúma pelo placar de 1 a 0 e garantiu o primeiro triunfo da equipe na era Dorival Júnior. O gol solitário alviverde foi marcado pelo argentino Cristaldo, o primeiro do atleta vestindo o manto palestrino.
Com jogo bastante carente de técnica na primeira etapa, Palmeiras e Criciúma pecavam na troca de bola, sobretudo, nos lances de ataque. A escassez de chutes a gol e o nervosismo das esquadras resultou em 45 minutos sem grandes emoções no estádio do Pacaembu.
Dorival, então, após ter gasto uma substituição com a lesão de Tobio, colocou Felipe Menezes e Cristaldo nos lugares de Leandro e Juninho, respectivamente. Apesar do consistente esquema defensivo dos catarinenses, o Verdão conseguiu chegar ao gol da vitória na segunda etapa: após sobra de bola na área, o camisa 9 do Palmeiras chutou cruzado e levou a massa palestrina ao delírio.
Por pouco, o Verdão não ampliou o placar novamente com o argentino e com Henrique, que desperdiçaram boas chances de conclusão na frente do goleiro Luiz. A vitória colocou o Palmeiras na 15ª colocação, com 21 pontos.
O próximo compromisso palmeirense será neste sábado (13), às 18h30, contra o Fluminense, fora de casa, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Com o histórico favorável nos jogos em casa, o Verdão, empurrado pela massa alviverde, buscava forçar jogadas de ataque pela ponta esquerda do gramado, nas ações do atacante Diogo, mas pecava na troca de passes. Já a equipe visitante teve seu primeiro problema no certame logo aos 7 minutos, quando o zagueiro Ronaldo Alves, lesionado, deu lugar a Gualberto.
A primeira chance de gol alviverde na partida veio aos 14 minutos: após boa triangulação de Juninho, Diogo e Leandro, o camisa 38 do Verdão recebeu bom passe da esquerda na grande área e finalizou, fraco, nas mãos do arqueiro Luiz.
As equipes demonstravam dificuldades na criação de jogadas perigosas a gol. Todo fechado, o Criciúma pouco agredia o Palmeiras, que, aos 27 minutos de partida, perdeu o zagueiro Tobio por conta de lesão na coxa. Em seu lugar, o volante Eguren foi acionado pelo técnico Dorival Júnior.
Os catarinenses tinham como arma as bolas paradas, que eram neutralizadas pelos defensores alviverdes. No entanto, o Verdão, quando tinha a posse de bola, encontrava problemas para armar jogadas por conta da marcação pesada dos adversários.
O último lance perigoso do Palmeiras na primeira etapa veio aos 45 minutos: após boa jogada, Victor Luis sofreu a falta. Na cobrança de Leandro, o goleiro Luiz afastou, de soco, o perigo.
Buscando consertar a dificuldade alviverde na criação de jogadas, Dorival Júnior promoveu sua segunda alteração logo no retorno para a etapa final da partida: Felipe Menezes entrou na vaga do atacante Leandro.
Com a alteração, a equipe palestrina buscou assustar logo aos 2 minutos: após boa jogada de infiltração na grande área, Juninho tocou para trás. Felipe Menezes, na hora da finalização, foi travado pela zaga adversária. No rebote, Diogo foi desarmado por Gualberto.
A forte marcação do Criciúma continuava a incomodar os palmeirenses, que encontravam dificuldades para troca de passes efetivas no campo de ataque. Aos 14 minutos, após receber na entrada da área, Henrique tentou fintar dois defensores adversários e foi desarmado. Na sobra de bola, Diogo fuzilou o goleiro Luiz, que fez ótima defesa.
Dois minutos da quase abertura do placar pela equipe alviverde, Dorival sacou Juninho para dar lugar ao argentino Cristaldo, queimando a última alteração do Verdão.
A resposta do Criciúma veio aos 18 minutos: após cruzamento de Paulo Baier, Fábio Ferreira desviou de cabeça e Fábio, seguro, evitou o gol do zagueiro adversário.
Da mesma maneira que a primeira etapa, o Verdão levava maior perigo quando chegava pelas laterais do campo: aos 23 minutos, após bom passe de Felipe Menezes na ponta esquerda, Eguren fintou o defensor catarinense e bateu forte, no canto direito, assustando o goleiro Luiz.
Cinco minutos mais tarde, o volante alviverde chegou novamente com perigo: após bom cruzamento de Weldinho pela direita, Eguren testou firme, raspando novamente a trave direita do arqueiro catarinense.
Nos quinze minutos finais de jogo, a torcida palmeirense não parou de cantar um segundo sequer, empurrando o time para o ataque. E deu certo! Aos 36, após bate-rebate na área entre Diogo e Henrique, a bola sobrou para o argentino Cristaldo chutar cruzado e abrir o placar do Pacaembu, para delírio da massa alviverde (Palmeiras 1x0 Criciúma).
O placar adverso obrigou o Criciúma a sair para o jogo e abrir espaços para os ataques alviverdes: aos 44, após ótima jogada de Felipe Menezes e Cristaldo, o argentino tocou para Henrique, livre, finalizar por cima e perder oportunidade incrível para o Verdão.
Dois minutos depois, já nos acréscimos, Cristaldo, que incendiou a partida, saiu na cara do goleiro Luiz e chutou na rede, mas pelo lado de fora. Com imenso crédito pelo gol marcado, o argentino teve seu nome gritado pela massa palestrina no final do jogo.
Escalação: Fábio; Weldinho, Tobio (Eguren), Victorino, Victor Luis; Renato, Marcelo Oliveira, Juninho (Cristaldo), Leandro (Felipe Menezes), Diogo; Henrique
Cartões Amarelos: Victorino, Eguren, Cristaldo e Diogo
Gol
Palmeiras: Cristaldo (36’ – 2º Tempo)
2985 visitas - Fonte: Site Oficial