18/2/2021 20:30

O Palmeiras já está classificado para o novo Supermundial de Clubes da Fifa? Entenda o cenário

Em pelo menos duas entrevistas recentes, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, disse que o time irá disputar o novo "Supermundial de Clubes" da Fifa em 2022. O novo torneio (que estava previsto para 2021, mas teve que ser adiado por causa da pandemia de COVID-19) passará a ter 24 equipes e contará com uma premiação bilionária a ser dividida entre os participantes.



LEIA TAMBÉM: Libertadores pode ter regra das 5 substituições alterada no meio do torneio; entenda


Mas, afinal, o Verdão já está classificado automaticamente para a competição por ter vencido a Conmebol Libertadores de 2020?

Apesar da convicção de Abel, ainda não há tanta certeza assim...

Segundo apurou a ESPN, por enquanto não houve qualquer tipo de comunicação oficial por parte da Fifa à diretoria alviverde.

Ocorreram apenas conversas extraoficiais durante a participação palestrina no último Mundial de Clubes, no Catar, mas sem garantias de nenhum gênero.

Nos bastidores palmeirenses, o assunto é tratado com cautela. A classificação ao "Supermundial" não é dada como assegurada pela alta cúpula alviverde, que prefere não criar expectativas.

No Catar, foram ouvidos indicativos de que a tendência é de que o Verdão esteja, sim, na nova competição da Fifa, mas tudo ainda é observado com cuidado, já que o Palmeiras já teve uma experiência frustrada do gênero.

Em 2001, o clube tinha a promessa de que disputaria o Mundial de Clubes na Espanha, que contaria com Real Madrid, Deportivo La Coruña e Boca Juniors, entre outros times.

No entanto, por problemas de bastidores, o certame não ocorreu, e o Alviverde ficou a ver navios (e cabe ressaltar que a equipe paulista já estava até vendendo pacotes de viagens para os torcedores).

É justamente por isso que o time do Palestra Itália ainda trata tudo como "conversas", e só irá criar expectativa de fato quando a situação for oficializada por parte da entidade máxima do futebol.

O QUE DIZEM FIFA E CONMEBOL?

Depois de confirmar a criação do novo "Supermundial de Clubes", em outubro de 2019, a Fifa silenciou sobre o tema.

Nos últimos meses, não houve qualquer tipo de comunicação oficial sobre o torneio e os critérios para definir os classificados à competição.

A única coisa que se sabe é que, em 2021, ainda haverá o Mundial tradicional, com sete equipes, no Japão.

Já o "Supermundial", que estava previsto justamente para 2021, na China, e teve que ser adiado pela pandemia de COVID-19, ainda não tem data certa para ocorrer.

Como mostrou o UOL nesta quinta-feira, aliás, o novo calendário divulgado pela entidade máxima do futebol até 2024 complicou bastante a realização do "Supermundial", já que não há datas previstas para "encaixar" a competição. Ou seja: ele pode sequer ocorrer em 2022 (já que há Copa do Mundo), ficando, talvez, para 2023...

Quanto à Conmebol, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, disse em entrevista exclusiva à ESPN, em novembro de 2019, que estava lutando para que a organização sul-americana tivesse o mesmo número de times que a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) no novo certame da Fifa.

Domínguez ainda assegurou que a classificação ao "Supermundial" será por "mérito esportivo", e não por convite, baseado no ranking da Conmebol ou na tradição histórica de clubes.



"Até agora não temos certeza do formato que a Fifa apresentará para o torneio. O que posso dizer que é o mérito esportivo para mim parece ser a lógica (de como os participantes serão selecionados). Ou seja: o time que é campeão terá vaga no Mundial de Clubes, isso em qualquer formato", afirmou.






Palmeiras, Supermundial, Classificado, Fifa, Japão, Verdão



LEIA TAMBÉM: Com Weverton na lista, Tite convoca a Seleção para duelos contra Paraguai e Equador

LEIA TAMBÉM: Se vencer o RB Bragantino, Palmeiras pode avançar à semifinal do Paulistão pelo oitavo ano seguido

Vai voltar? Pode jogar a Libertadores? Veja as informações sobre o possível retorno de Dudu




55626 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Ednei, o problema é que o cancro do Mustafa fez acordo e ai foi o Vasco ganhou a vaga na faixa

Marcelo Xavier     

Ganhamos a Libertadores de novo e matamos esse negócio de mundial em dezembro.

Edinei Francisco     

Se nao fizerem q nem no mundial de verao de 2000, quando o Palmeiras era o atual campeao de 1999 e d qebra campeao da mercosul de 98 os dois torneios continental da epoca ai chamaram o curintia q nem titulo continental tinha , ate entendo escolha do vasco , carioca e o torneio foi no rio e tbm era o atual campeao da Mercosul titulo continental , ja o curintia foi uma baita armacao neh ??????

Seidi m     

Da nada isso ai... Vamos ganhar de novo em 2021! AVANTI!

Celso Inoue     

KKKKKK . A imprensa já publicou ano atrás que os campeões da Libertadores eram os representantes desse Mundial Novo ! Estou sentindo algum tipo de manipulação ae .

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sex - 19:30 - Nabi Abi Chedid - Premiere
RB Bragantino
Palmeiras

Último jogo - Libertadores

Ter - 21:30 - Rodrigo Paz Delgado
Ind. del Valle
0 1
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Bragantino
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Ituano
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
23 12 6 5 1 15 7 8 VVEEE
21 12 6 3 3 18 10 8 DDVVV
19 12 5 4 3 17 12 5 VEDED
13 12 4 1 7 10 14 -4 DVVDD
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Defensa Y Justicia
3 Independiente Del Valle
4 Universitario
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
9 3 3 0 0 10 3 7 VVV
4 3 1 1 1 5 3 2 EVD
1 2 0 1 1 1 6 -5 ED
0 2 0 0 2 2 6 -4 DD