19/2/2021 11:32

O que vale o clássico desta sexta : Sonho do título x "treino"

Choque-Rei terá dois times com ambições diferentes, em momentos opostos ao do último duelo

São Paulo e Palmeiras se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30, no Morumbi, em mais um capítulo de um dos principais clássicos do futebol brasileiro. Mas os dois times chegam com ambições completamente diferentes para o confronto.



Para o São Paulo, quarto colocado com 62 pontos, o duelo serve para manter vivo o sonho do título e o de encerrar um longo e incômodo jejum de oito anos sem levantar uma taça.

Uma situação que beira o surreal para um time que venceu só um dos últimos oito jogos no torneio, que viu derreter uma vantagem de sete pontos na liderança e que, nesse período de crise, foi goleado em casa por 5 a 1 pelo Internacional e teve o técnico, Fernando Diniz, demitido.

Ainda dá, mas o caminho até a taça é complicado: ao São Paulo, não basta vencer os três jogos que restam (Palmeiras, Botafogo e Flamengo), mas também precisa de um empate no jogo Flamengo x Inter, domingo, e que, depois, o Inter seja derrotado em casa pelo Corinthians na última rodada.

Um empate nesse Inter x Corinthians também serve, mas, nesse caso, o São Paulo teria de tirar uma diferença no saldo de gols para o time gaúcho que hoje está em nove gols.

Há a expectativa de que o técnico Hernán Crespo, apresentado nesta semana, esteja no Morumbi para ver o jogo. Ele ainda não tem visto de trabalho no Brasil e só deve assumir a equipe no Paulista.

O interino Marcos Vizolli deve usar Gonzalo Carneiro no ataque e deixar Pablo no banco. O uruguaio, pouco utilizado no ano, foi bem contra o Grêmio e pode ser titular.

Já para o Palmeiras, o jogo desta sexta-feira não vale nada pensando no Campeonato Brasileiro, mas pode ser importante visando a final da Copa do Brasil, contra o Grêmio - o primeiro jogo será no dia 28, em Porto Alegre, e a volta no dia 7, no Allianz Parque.

Provavelmente este será o único jogo até lá no qual o técnico Abel Ferreira usará o time titular. Assim, também usará o duelo para trabalhar a equipe visando a decisão contra o Grêmio.

Como o próprio português já disse, ele tem se acostumado a usar os jogos também como treino, já que o calendário apertado da temporada não permite tempo livre. O clássico será um treinamento de luxo para o treinador, além da possibilidade de rodar o elenco e fazer mais alguns testes.


A partida contra o São Paulo também pode ser importante para dar ritmo a uma das principais opções ofensivas do Palmeiras: o atacante Wesley.

Afastado desde novembro por conta de uma cirurgia no joelho, ele será relacionado pela primeira vez. Com a falta de homens de velocidade na frente, Abel pode voltar a usar uma de suas melhores alternativas.

Cenário oposto do último duelo
Quando Palmeiras e São Paulo se enfrentaram pela última vez, no primeiro turno no Brasileirão, as duas equipes viviam situação oposta à que estão atravessando hoje.

Naquela época, o Palmeiras vivia uma crise pelo desempenho ruim do time em campo, com muita pressão no técnico Vanderlei Luxemburgo. A derrota em casa por 2 a 0 deixou a situação quase insustentável - ele foi demitido na partida seguinte.

Já o São Paulo estava em ascensão no Brasileirão, brigando pela liderança, e ainda vivo nas disputas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. A vitória tranquila no Allianz Parque deu ainda mais esperanças aos torcedores e o então técnico Fernando Diniz ganhou mais moral.

Pouco mais de quatro meses depois, tudo se inverteu. Hoje é o Tricolor quem está sem técnico (o argentino Hernan Crespo foi apresentado nesta semana, mas não comanda a equipe) e vivendo momento ruim, com muitas críticas dos torcedores e a demissão recente de Diniz.

Apesar de ainda sonhar com o título do Brasileirão, o São Paulo desperdiçou uma liderança com sete pontos de distância para o segundo colocado e ainda nem sequer garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Por outro lado, o Palmeiras vive lua de mel com seus torcedores e principalmente com o técnico Abel Ferreira.



Sob o comando do português, o Verdão conquistou a Libertadores há cerca de 20 dias e ainda tem a final da Copa do Brasil para disputar nas próximas semanas. Algo que provavelmente ninguém imaginava no dia daquela derrota para o rival.

Palmeiras, Verdão, São Paulo



LEIA TAMBÉM: CBF altera horário de segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio; confira

LEIA TAMBÉM: Gabriel Menino sofre entorse no tornozelo e vai passar por exames

LEIA TAMBÉM: Palmeiras solicita adiamento de clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista




846 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Tem que jogar como se fosse a final da C.B.sera uma previa.

Marcos Collaco     

Ofencivo?? Meu Deus!!!

Geraldo Hermes     

Vamo ganhar porco 3x0 nas bibas

Espero que o Abel escale um time ofencivo, e pare com esse monte de sagueiro e volante.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Dom - 18:00 - Allianz Parque - Premiere,Globo,SporTv
Palmeiras
Grêmio

Último jogo - Campeonato Paulista

Qua - 19:00 - Arena Neo Química
Corinthians
2 2
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Santo André
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
22 12 6 4 2 17 6 11 EEEDV
20 12 6 2 4 14 13 1 EDDED
19 12 4 7 1 12 8 4 VEEDV
11 12 3 2 7 9 23 -14 DVDVD
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Guarani Campinas
3 Bolívar
4 Tigre
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
13 5 4 1 0 12 2 10 VVVEV
10 5 3 1 1 10 5 5 VDVEV
4 5 1 1 3 4 10 -6 DVDED
1 5 0 1 4 3 12 -9 DDDED