6/4/2021 18:59

MP quer teste uma hora antes de jogo para retomada do Paulista; FPF vê sugestão como inviável

Procuradores e federação se reúnem novamente nesta quarta para discutir suspensão

O Ministério Público de São Paulo quer que a Federação Paulista de Futebol se responsabilize em testar todas as pessoas envolvidas na partida até uma hora antes de a bola rolar. A observação foi feita em análise do órgão ao novo protocolo produzido pelos clubes, que tentam autorização para retomada do Campeonato Paulista.



No documento enviado à federação, o Ministério Público sugere que sejam utilizados testes de antígeno, de sensibilidade menor do que o RT-PCR, que se tornou padrão entre clubes de futebol, mas com resultado mais rápido.

Na tentativa de contar com o aval do MP para que jogos de futebol possam ser disputados em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol produziu protocolo com a adoção de “bolhas” para jogadores e membros da comissão técnica, que ficariam confinados em hotéis durante a disputa do campeonato.

Em sua réplica, o Ministério Público apontou o que considerou fragilidades no protocolo. O órgão quer que, caso algum teste tenha resultado positivo para um profissional integrante da “bolha”, que a partida em questão seja cancelada.

Os membros do Comitê Médico e do departamento de competições da FPF analisaram as sugestões nesta terça. A necessidade de testar pessoas uma hora antes do jogo é considerada inviável pela federação.

Apontam a necessidade de viagem de clubes e arbitragem, de montagem de estrutura de transmissão, por exemplo, tudo feito com antecedência, e que não podem ficar na dependência de um teste uma hora antes de a bola rolar para saber se o confronto acontecerá de fato.

O MP também incluiu a necessidade de jogadores ocuparem quartos individuais e de fazerem suas refeições em locais abertos.

Por fim, sugere que os jogos sejam disputados ainda mais tarde do que as 20h, como indicou a federação. O horário é de início do toque de recolher em São Paulo, mas o MP entende que o ideal é que o início das partidas se dê com “margem de segurança maior” para desestimular aglomerações para ver os duelos na TV.

Uma nova reunião entre o MP e a FPF acontece nesta quarta-feira, às 18h.

Na FPF, há a expectativa de que o Ministério Público apoie a liberação dos jogos, o que levaria a decisão ao governo do estado, que há cerca de três semanas acatou recomendação da procuradoria para vetar eventos esportivos durante a fase emergencial.

Com essa possibilidade, a federação inclusive já programou jogos para essa semana que incluem duelos de Corinthians e São Paulo – a intenção é adiantar a logística para o caso de conseguir dobrar os órgãos estaduais.



A atual fase emergencial em São Paulo tem prazo para acabar no próximo dia 11, com chance de ser estendida.

Palmeiras, Verdão, MP, FPF



LEIA TAMBÉM: "Não existe esquema mais agressivo", Abel Ferreira aprova formação com três zagueiros

LEIA TAMBÉM: "Falta de critério e exagero", Alan Empereur contesta expulsão na Libertadores

LEIA TAMBÉM: Renan marca na Libertadores, e se torna 3° mais jovem a fazer gol pelo Palmeiras na competição




2076 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Roberto Tolin     

Esses bando de fdp, Dória e MP, fazem exigências impossíveis. Depois disso, iriam exigir que os familiares dos jogadores também comprovassem o teste. Fazem de tudo para impedir a volta do futebol

Drausio Filho     

MP.. Dória....tdo farinha do mesmo saco. Não tem como fazer essas exigências.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sex - 20:00 - Brinco de Ouro - Premiere
Guarani
Palmeiras

Último jogo - Libertadores

Qua - 21:00 - Monumental U
Universitário
2 3
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Bragantino
2 Novorizontino
3 Palmeiras
4 Ituano
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
20 9 6 2 1 13 5 8 VDVVV
14 7 4 2 1 11 5 6 DVVVV
9 6 2 3 1 8 4 4 VVEDE
7 7 2 1 4 7 8 -1 EDDDD
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Guarani Campinas
3 Bolívar
4 Tigre
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
13 5 4 1 0 12 2 10 VVVEV
10 5 3 1 1 10 5 5 VDVEV
4 5 1 1 3 4 10 -6 DVDED
1 5 0 1 4 3 12 -9 DDDED