Santos e Palmeiras duelam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 15ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Além da briga pela liderança geral da competição, o jogo terá outra disputa interessante: Leandro Damião, do Peixe, e Alan Kardec, do Verdão, ainda sonham com uma vaga na Copa do Mundo e estarão frente a frente no clássico.
Desde 2013 no Palmeiras, Kardec tem sido um dos destaques do time do técnico Gilson Kleina. Com sete gols marcados, é o terceiro na lista de artilheiros do Paulistão, empatado com David, do Paulista, e Henrique, da Portuguesa - os goleadores são Luis Fabiano, do São Paulo, e Léo Costa, do Rio Claro. As atuações com a camisa alviverde fizeram muitos torcedores clamarem pela convocação de Kardec para a Seleção.
O centroavante, ciente da concorrência - Fred e Jô parecem estar garantidos no elenco que disputará a Copa do Mundo -, mantém os pés no chão, mas ainda sonha com uma vaga na lista que será divulgada no dia 7 de maio.
– É complicado dizer. O Felipão está olhando não só o Palmeiras, mas todas as equipes. A convocação é um processo natural. Vou continuar trabalhando com humildade sempre procurando fazer o melhor para o Palmeiras – diz Kardec.
Além dos centroavantes que têm sido convocados por Felipão, Leandro Damião é um concorrente direto do camisa 9 do Palmeiras na busca por uma vaga na Copa do Mundo. E o atacante do rival do Peixe acredita que a briga será boa.
Ele acaba se tornando um concorrente porque já teve passagem pela Seleção. Infelizmente, acabou se lesionando às vésperas da Copa das Confederações. Fiquei triste pela lesão. Ele é uma pessoa muito querida. Vira e mexe estamos conversando. Temos características semelhantes, vou desejar sorte a ele, mas que o nosso Palmeiras saia vitorioso – afirma.
Com a camisa do Palmeiras, Kardec tem 42 jogos disputados e 21 gols marcados - média de 0,5 por partida. Neste domingo, enfrentará a segunda melhor equipe do Paulistão na Vila Belmiro. Mas o que ele pede é paz fora do estádio.
- Será um jogo bom. O mínimo que nós pedimos é que tenha paz. Ninguém gosta de ver violência. Isso é primordial para que seja um clássico gostoso de se assistir e de jogar - afirma o palmeirense.
Natural de Jardim Alegre, no Paraná, Damião foi contratado pelo Alvinegro no fim de 2013, por R$ 42 milhões, mas estreou apenas na sexta rodada do Paulistão. Ainda não embalou, mas tem sido importante taticamente no time do técnico Oswaldo de Oliveira. Ele tem quatro gols em nove jogos disputados – média de 0,44 por partida.
Aos 24 anos, o centroavante de 1,88m também luta por uma vaga no ataque da Seleção na Copa. Damião diz que o Brasil está bem servido de homens de frente e elogia o adversário deste domingo.
– É um grande jogador e amigo também. Estou feliz pelo momento que ele está passando. Com certeza tem uma vaga na Seleção, por tudo o que está fazendo, desde o tempo do Benfica e até aqui do Santos. É um grande jogador, e a Seleção está bem servida de centroavantes, tem grandes jogadores nesta posição – diz.
O camisa 9 do Santos, porém, deixa a amizade de lado e mostra confiança quando o assunto é o clássico. Damião espera que Kardec não repita as últimas boas atuações neste domingo, na Vila Belmiro.
– Espero que domingo nós possamos vencer o Palmeiras. Vamos torcer para o Kardec ter sucesso, mas não contra nós – brinca o centroavante, lembrando da importância do jogo para o Peixe.
– Vai ser um grande duelo. O Santos tem tudo para vencer, mas com calma. Vamos seguir da forma que estamos jogando, que é para cima, mas não podemos dar contra-ataques. O Palmeiras é um time bastante técnico e tem jogadores de qualidade – completa Damião.
O fato é que os dois concorrentes por uma vaga na Copa do Mundo devem ser titulares no jogo deste domingo, na Vila Belmiro. O técnico Oswaldo de Oliveira, porém, já admitiu que pode poupar titulares no jogo, e Damião pode estar entre os escolhidos.
6177 visitas - Fonte: GE