O Palmeiras vai enfrentar o Santos, nesta quinta-feira, às 21h, no Allianz Parque, ainda com chances de avançar às quartas de final do Campeonato Paulista. Ao menos no discurso, porém, a classificação é uma meta secundária neste início de temporada.
Crítico frequente do calendário brasileiro, Abel Ferreira não esconde que o foco no momento está na Libertadores, em que lidera o Grupo A com três vitórias em três jogos. No Estadual, os reservas e principalmente os garotos estão tendo oportunidades.
Dos 19 jogadores formados nas categorias de base que jogaram na temporada (Vinícius, Garcia, Renan, Esteves, Victor Luis, Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Vanderlan, Fabinho, Pedro Bicalho, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Rafael Elias, Giovani, Wesley, Newton, Henri e Marcelinho), seis estrearam no profissional: Henri, Garcia, Fabinho, Pedro Bicalho, Giovani e Newton.
Além dos minutos no time de cima, os jovens estão mostrando a Abel que são polivalentes. Garcia e Vanderlan, por exemplo, subiram como laterais, mas já jogaram no Estadual até como zagueiros pelo lado direito e esquerdo, respectivamente.
"Não importa se é como lateral, ala ou zagueiro, acho importante ressaltar que, independentemente da posição, temos de estar preparados para o que vai acontecer dentro de campo, pois tudo é treinado durante a semana", contou Garcia, lateral-direito de 19 anos.
"O Abel é um cara ímpar no futebol. Ele nos passa confiança, tranquilidade e dá coragem para fazermos o que sabemos. É muito especial ter um técnico desse nível, que dá tantas chances a garotos", reforçou Vanderlan, lateral-esquerdo de 18.
Ainda que a campanha tenha tido resultados abaixo do esperado e hoje o Verdão esteja fora da zona de classificação para as quartas de final do Paulista, os garotos entendem que a rodagem está sendo valiosa.
"Essa é a oportunidade que nós da base esperamos. Estamos tendo mais chances de mostrar nosso futebol. A base do Palmeiras sempre rendeu bons frutos, e agora a torcida pode ver mais de perto as crias da Academia", celebrou Vanderlan.
Com 15 pontos em dez jogos, o Palmeiras é o terceiro colocado do Grupo C, a três do Novorizontino, vice-líder, restando duas rodadas a disputar. A possibilidade de avançar, contudo, não deve mudar os planos de Abel, que poupará boa parte dos que enfrentaram o Defensa y Justicia-ARG, terça.
"A importância de ter sequência com a equipe principal é ter a chance de adquirir experiência dentro e fora de campo. Acredito que estou absorvendo muita coisa trabalhando com meus companheiros, que já têm mais tempo no futebol e podem me ajudar. Esse começo com o profissional tem sido provavelmente um dos melhores períodos da minha vida", concluiu Garcia.
#palmeiras #verdao #alviverde #paulistao #garotos
2979 visitas - Fonte: Globoesporte.com
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas
Concordo c o Anderson C.o papagaio teve ate + chances de mostrar seu fut e não conseguiu,alias conseguiu sim.assim como o G. silva.são ruim ou não encaixaram no Palmeiras.
Ok que o mais importante é dar rodagem e experiência para os garotos. Porém há de se levar em conta que muitos ali decepcionaram, como Papagaio, que de garoto ja nao tem mais nada. Ja tem 22 anos e é ruim de dar dó.