É o duelo da segunda melhor defesa do Paulistão contra o ataque mais efetivo do país. Santos e Palmeiras disputam neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, o posto de melhor campanha na primeira fase para levar vantagem nas eliminatórias da competição. É Leandro Damião & Cia contra Fernando Prass, Lúcio e Marcelo Oliveira, que jogará improvisado na defesa.
O início da temporada foi arrasador para o Santos . Em 14 partidas, o time marcou 37 gols -uma média de 2,64 por jogo. O entrosamento no ataque é tão notável que pode ser comprovado com o número de atletas na artilharia da competição. Gabriel, Geuvânio, Cícero, com seis gols anotados, Thiago Ribeiro (5), Leandro Damião (4) e volante Arouca (3) são os maiores responsáveis pela boa fase do time da Vila.
"Nós vamos jogar da mesma maneira que vínhamos jogando, principalmente dentro da Vila. Vamos jogar atacando, procurando fazer os gols. O Palmeiras tem uma grande equipe, vem muito bem no campeonato, mas o nosso estilo de jogo vai ser o mesmo, independente de ser um clássico. Nós temos uma maneira definida de jogar e jogamos assim independente do adversário. Vamos procurar nos impor dentro de casa, sufocar o Palmeiras , porque temos jogado assim todas as partidas", declarou Thiago Ribeiro durante entrevista coletiva à véspera do clássico.
Com a força da Vila Belmiro a favor, o Santos até cogita entrar em campo sem o seu time completo. Oswaldo de Oliveira testou os reservas durante os treinos desta semana e pode poupar Cícero, homem de sua confiança e dono dos melhores números individuais da equipe no torneio. O meia, além de ser o artilheiro, é o atleta que sofre mais faltas (ao total 26) e que mais finalizou, com 21 chutes certos -segundo os dados do Footstats.
Leandro Martins/Futura Press
Fernando Prass é o segundo goleiro que mais executou defesas no Paulistão
E para manter as estatísticas excelentes, os atacantes santistas terão de bater a segunda melhor defesa do Paulistão. Atrás somente do Ituano, o Palmeiras é a equipe sofreu menos gols na competição estadual, foram apenas 11 em 14 compromissos -média de 0,79.
Além da presença do "xerifão" Lúcio, a boa fase defensiva do time de Gilson Kleina se deve muito ao goleiro Fernando Prass. Aos 35 anos, o palmeirense tem vivido uma de suas melhores fases da carreira ao protagonizar "milagres" nos jogos da equipe. A prova disso é ter praticado 48 defesas até aqui, o segundo melhor número do campeonato.
"Vai ser um jogo maravilhoso, porque tem todos os ingredientes para isso acontecer. São duas grandes equipes em momentos bons, com estádio lotado e campo bom de jogar. A gente sabe que a característica do Santos é ser muito ofensivo, com muita mobilidade na frente e atletas com muita velocidade. Nesta semana, o Kleina teve tempo de nos preparar para essa decisão", falou Prass ao .
Confira abaixo os depoimentos dos jogadores do Santos e Palmeiras ao avaliar o desempenho e qualidades do adversário.
O atacante Thiago Ribeiro, atleta que mais acerta cruzamentos na equipe santista, reconhece o trabalho da defesa palmeirense e destaca o ex-zagueiro da seleção brasileira, Lúcio.
"Eles têm uma defesa muito boa, com jogadores experientes como é o caso do Lúcio. Portanto, teremos de ter muita movimentação, saída com velocidade para encontrarmos espaço na frente. Na minha opinião, quando se tem jogadores de velocidade, como nós temos, a defesa pode estar bem posicionada é muito difícil acertar. A gente já sabe o que vai encontrar pela frente, e se formos mais ou menos não vamos conseguir ter êxito. Temos de ser concretos", analisou.
Recuperado de uma luxação no ombro direito que o afastou dos gramados, Tiago Alves tem sido titular ao lado do Lúcio e tem o discurso pronto quando o assunto é encarar o Santos . O zagueiro, que neste domingo vai atuar na lateral direita, não quer ninguém fazendo marcação individual para não ser surpreendido.
"É sempre difícil jogar contra eles (jogadores do Santos ). A gente vai montar a melhor estratégia para neutralizar o ponto positivo deles que é o ataque rápido e leve. Nós não podemos cuidar apenas de um jogador, porque a equipe toda deles vem bem. A garotada tem se destacado, Cicinho está lá e leva experiência aos jovens, então não adianta focarmos em apenas um (atleta), porque outro pode decidir o jogo. Nós temos de procurar fazer o nosso melhor e sair com a vitória ", afirmou defensor à reportagem.
A expectativa de público é boa para o clássico deste domingo. De acordo com o Santos , mandante do jogo, 11 mil ingressos foram vendidos e não há mais entradas para o jogo. A capacidade do estádio é de 16 mil, mas cinco mil cadeiras pertencem a sócios.
4713 visitas - Fonte: ESP brasil