Depois de ficar fora da Copa das Confederações por conta de lesão, Leandro Damião espera vencer a briga por um lugar na Seleção (Foto: Getty Images)
O clássico entre Santos e Palmeiras, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, promove o encontro de dois dos principais postulantes as últimas vagas da lista de 23 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Ausentes da convocação para o último amistoso, Leandro Damião e Alan Kardec ainda tem um remoto sonho de um chamado inesperado e correm para convencer o técnico Luiz Felipe Scolari.
A chance passa, principalmente, pelas dúvidas que cercam a convocação de Fred, que tenta apagar o recente legado de problemas físicos. Um título estadual, acompanhado de artilharia, poderia convencer o treinador.
Damião corre contra o tempo. Estreou somente na sexta rodada, mas apresenta constante evolução desde então. Primeiro, pôs fim a um longo jejum pessoal de gols e, mais participativo, arranca elogios do técnico Oswaldo de Oliveira. Deu duas assistências para gols e marcou quatro vezes nas últimas seis partidas.
"Ele está voltando a jogar bem. Mostrando aquilo que o levou para a Seleção, ele pode disputar a Copa do Mundo. Trabalhando com ele agora, vou torcer muito para que isso aconteça", disse o treinador santista. O camisa 9 santista não é convocado desde o corte por lesão antes da Copa das Confederações, em junho, e perdeu espaço.
Com a camisa do Palmeiras, Alan Kardec vive a melhor fase da carreira e ainda acredita em vaga na Copa (Foto: Alan Morici / Terra)
Kardec, por sua vez, vive a melhor fase na carreira. Desde que chegou, marcou 21 gols em 42 jogos, sete só no atual Campeonato Paulista e está a dois dos artilheiros Luis Fabiano, do São Paulo, e Léo Costa, do Rio Claro.
No Palmeiras, o camisa 14 ganhou status de intocável. Virou o batedor oficial de pênaltis e tem um time organizado para lhe servir. Na briga com o concorrente, vence em quase todos os quesitos, segundo o Footstats.
Felipão só divulgará a lista final no dia 7 de maio. Até lá, a convocação ainda é cercada de mistério. O técnico cogita levar somente um substituto para as laterais e pode, também, optar por somente quatro atacantes para a inclusão de um meio-campista, setor mais concorrido. O clássico pode servir de chamariz para a dupla.
Veja o duelo Leandro Damião x Alan Kardec, segundo o Footstats:
Jogos: 9 x 12
Assistências: 2 (0,2 por jogo) x 3 (0,2 por jogo)
Dribles: 8 (0,9 por jogo) x 17 (1,4 por jogo)
Faltas sofridas: 11 (1,2 por jogo) x 14 (1,2 por jogo)
Finalizações: 30 (3,3 por jogo) x 28 (2,3 por jogo)
Finalizações certas: 14 (46,7% de aproveitamento) x 15 (53,6% de aproveitamento)
Gols: 4 (0,4 por jogo) x 7 (0,6 por jogo)
Impedimentos: 4 (0,4 por jogo) x nenhum
Passes: 125 (13,9 por jogo) x 234 (19,5 por jogo)
Perdas de bola: 59 (6,6 por jogo) x 95 (7,9 por jogo)
Posse de bola: 43s por jogo x 53s por jogo
4674 visitas - Fonte: Terra