Equipe Sub-15 do Palmeiras não perde há três anos
Divulgação
Se o torcedor palmeirense está com dificuldade de sorrir este ano, é porque está procurando no esporte errado. Crescendo cada vez mais no Brasil, o clube paulista mostra que está apostando de verdade no basquete — e a história já está sendo escrita.
O time Sub-15 do Palmeiras vem colecionando títulos e vitórias há três anos. E mais que isso, atingiu uma marca histórica de 50 partidas sem perder.
A sequência impressionante de bons resultados começou quando o time ainda era Sub-12. Nesse tempo, a equipe jogou por cinquenta vezes, colecionou cinquenta vitórias e levou três títulos para casa. A marca alcançada igualou a da equipe profissional do Verdão da década de 30, que encantou o basquete brasileiro e ficou conhecida como "Os Invencíveis".
A principal diferença é que esses meninos ainda não são profissionais. Nascidos em 1999 e com poucos anos de experiência, eles estão conquistando tudo e apresentando placares largos, como na Liga Sorocabana, vencida por 104 a 36. Não é à toa que o time rompeu a barreira dos 4 mil pontos nesta série de tantas vitórias consecutivas.
Se no futebol está faltando, no basquete está sobrando. Liderada por Willians Manzini, a equipe alviverde possui uma média rara de 80 pontos por partida, e esbanja títulos como o bicampeonato estadual e paulista — invictos. Já deu pra imaginar o apelido que eles receberam? Os Invencíveis 2, é claro.
Para o técnico, a paixão dos atletas pelo esporte e o gostinho pela vitória são fundamentais.
— Estou com a equipe há quatro anos, desde o começo, na iniciação e na formação dos jogadores. Além dos fundamentos, que sempre são aprimorados, temos um time veloz que conta com a entrega individual dos nossos atletas, que possuem uma qualidade técnica impressionante e uma vontade contagiante de vencer.
O preparador físico da equipe, Guilherme Rabaça, tem como função preparar os garotos para resistirem aos jogos de alta intensidade que estão sempre disputando. Para ele, as melhores qualidades do time estão entre a grande variedade de perfis dos jogadores e a disposição que eles demonstram para o treino.
— Temos jogadores fortes, resistentes, outros mais velozes, mas todos com disposição para buscar sempre o desenvolvimento e a evolução. O comprometimento e o empenho de todos os atletas são a chave para o bom resultado que estamos obtendo. Seja na parte física ou na parte tática, eles estão sempre buscando executar da melhor maneira.
Para os jogadores, o esporte tem sido um grande aprendizado. Andre Gotlieb tem 1,92m e o título de capitão do time. Para ele, a paixão pelo esporte veio, é claro, dos ídolos da NBA.
— Assistia aos jogos profissionais e comecei a jogar basquete na escola. Com o tempo, peguei gosto pelo esporte e entrei para a equipe do Palmeiras. Aqui aprendemos a ter sempre humildade, determinação e a vontade de querer mais.
Além dos títulos coletivos, marcas pessoais também estão sendo batidas. O armador da equipe, Yago Mateus, sonha em jogar na equipe adulta e se profissionalizar. Yago, que foi incentivado por seu irmão, foi convocado este ano para jogar pela Seleção Brasileira.
— Defendo a equipe há três anos e aqui aprendi a enfrentar dificuldades e buscar títulos com muita garra. O que mais me marcou foi a construção de uma grande amizade, que resultou em títulos e na minha indicação para jogar na seleção pela primeira vez.
Bom seria se o futebol do Palmeiras se inspirasse no basquete. Determinação, comprometimento e vontade de vencer estão sobrando na equipe Sub-15 que cada vez mais vai trazer motivos de orgulho para o torcedor alviverde.
35595 visitas - Fonte: R7