[OPINIÃO] Final antecipada na semi da Copinha

21/1/2022 12:25

[OPINIÃO] Final antecipada na semi da Copinha

Peixe ou Coelho podem surpreender, mas Palmeiras e São Paulo fazem semi que seria a final dos sonhos

[OPINIÃO] Final antecipada na semi da Copinha

Não sei quem, Palmeiras ou São Paulo, vai vencer a semifinal da Copinha. Mas arrisco-me a apostar que dessa perna sairá o campeão. Com o devido e merecido respeito que merecem os gigantes Santos e América-MG, duas fábricas de talentos tradicionais, mas os melhores dentre os quatro semifinalistas fariam uma final mais bela do que uma semi. De um lado, Endrick, joia de 15 anos, fazedor de golaços como se estivesse brincando na rua, merece ser campeão - e aí vai consolidar a alcunha de "a Copinha de Endrick". E de outro, um São Paulo que vai para sua terceira "final antecipada" tendo vencido as duas primeiras - sobre rivais poderosos como Vasco e Cruzeiro - com um futebol equilibrado, seguro e claramente muito bem treinado por Alex. Apostar que daí sairá o campeão da Copinha é quase fácil. Mas cravar que será esse campeão, aí são outros 500...



A dificuldade de previsão se acentua pela natureza da disputa. A Copinha é a mais célebre, a mais glamurosa competição da base brasileira, mas não se pode dizer que é a que melhor retrata a categoria sub-20. Isso fica para o Brasileiro e a Copa do Brasil da categoria (assim como no sub-17). A Copinha é uma mistura de maratona (pela quantidade de jogos, 128 times) com 100m rasos (por ser de tiro curto, com partidas de mata-mata quase que a cada dois dias). Além do desgaste, há elencos com jogadores do sub-20, sub-17 e até sub-15, porque sendo a competição que abre o ano do futebol, muitas vezes os times se preparam no fim do ano e, antes de a bola rolar, o profissional puxa 3 ou 4 atletas, outros são emprestados, e aí os técnicos que se virem para recompor.


Mas pelo que acompanhei dos quatro semifinalistas (e acompanhei coisas muito boas, de alto nível), fica claro que o trabalho de Alex é o mais consistente no que se refere a foco, organização, jogo pensado, repertório que engloba saída de jogo, aproximação, jogo posicional quando necessário, ataque rápido e inteligente aos espaços e recomposição. Contra o Vasco, o São Paulo enfrentou o time mais encantador da Copinha até as oitavas - um ataque arrasados comandado por Figueiredo, um lateral que é mais um armador pela direita (JP Galvão), um zagueiro firme e com "pedigree" (Pimentel), todos já devidamente "subidos" por Zé Ricardo. E o São Paulo chegou a estar vencendo por 3 a 0, depois a vitória fechou-se em 4 a 2. Jogaço.


Depois, contra o Cruzeiro, o time de Alex encarou um time extremamente capaz de defender-se, tinha a defesa menos vazada entre os postulantes ao título. E ainda saiu na frente, o que ajudava muito a fazer o que mais sabe, defender-se. Pois o São Paulo, com este belo jogador que é Vitinho, foi buscar a virada. É curioso como o São Paulo da Copinha me passa muito mais confiança do que o São Paulo hoje de Rogério Ceni - o time profissional. Este, quando sai atrás, é quase um decreto de derrota. O Tricolorzinho jamais passa a sensação de que vai perder.


Só que o Palmeiras, que sem sombra de dúvida teve um caminho menos complicado, tem um jogador imprevisível. Um menino que, apesar de apenas 15 anos, já pode, sim, decidir um clássico. E Endrick pode, também, não render absolutamente nada. A oscilação não é apenas normal nessa idade. É quase previsível. E se ela ocorrer, o Palmeiras vai precisar mostrar que tem outros trunfos. O clube, que em tempos recentes virou fábrica de talentos (vide Patrick de Paula, Gabriel Verón, Gabriel Menino), mostrou repertório ofensivo capaz de levá-lo à final. Contra times mais fracos, não se complicou, fez o que se esperava. A diferença no confronto é que o São Paulo já foi testado no limite, e o Palmeiras se-lo-á pela primeira vez. Mas pode passar nesse teste, sem dúvidas.


Uma das poucas vantagens de Santos e América-MG é que deles não se pode cobrar títulos. Entram, sem qualquer demérito, como não favoritos. Na disputa entre eles, o Santos é mais forte como time, tem um brilhante Rwan, e tem a ofensividade no DNA. Vejo-o com mais possibilidades. O Coelho é um franco atirador nesse mini-paulistinha. Um time que se defende muito bem, que avançou num dos mata--matas nos pênaltis, e que chegou à semi graças a uma falha do botafoguense Liberato, que lembrou Toninho Cerezo na Copa de 1982. atravessou uma bola em frente à sua área e ela caiu nos pés do melhor jogador do América, Adyson: 1 a 0. Agora, o que mais conseguir é muito lucro.



Agora está nos pés de Endrick e na cabeça de Alex a tarefa de provar que o blog é bom de apostas...

#palmeiras #verdao #alviverde #opiniao #copinha #saopaulo



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





2328 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Mauro Silva     

Comentário clubista. O Palmeiras disputou os últimos jogos do brasileiro passado com esse time e ganhou alguns jogos. Comentarista bambi. Precisa ir a um aftalmo. Não temos só o Endrik.

Extranho, como pegamos caminho facil? Inter era um dos favoritos, tivemos a oportunidade de abrir 3x 0 no primeiro tempo.

N

O postante claramente definiu sua posição, mas do outro lado está o expressinho VERDE, que joga melhor contra times mais qualificados, vide jogo com o Oeste

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras