O início da temporada de 2026 promete ser um momento de renovação para o Palmeiras. Com a alteração no calendário do futebol brasileiro, que verá a sobreposição entre o Campeonato Paulista e o Brasileirão a partir do final de janeiro, o técnico Abel Ferreira deve optar por uma formação alternativa nas primeiras rodadas do estadual. Essa estratégia poderá abrir espaço para a inclusão de jovens talentos formados na base do club.
A estreia do Verdão no Paulistão está agendada para o dia 10, às 20h30, em um confronto fora de casa contra a Portuguesa. Diante da necessidade de gerenciar o elenco principal, a comissão técnica está atenta ao desempenho de jovens promissores que buscam espaço no time principal, como Erick Belé, Luis Pacheco, Larson, Riquelme Fillipi e Rafael Coutinho. Dentre esses, Belé, Riquelme Fillipi e Larson parecem ter uma vantagem, pois já integraram os treinamentos do elenco principal na última temporada e até tiveram oportunidades de atuar no Campeonato Brasileiro.
A expectativa é que o Paulistão sirva como uma vitrine para esses jogadores, proporcionando um palco para que eles ganhem minutos e consolidem suas posições no grupo principal. Isso se torna especialmente relevante para Larson, que pode receber mais oportunidades devido à carência no setor de volantes, principalmente após a negociação de Aníbal Moreno e as incertezas quanto à recuperação de Lucas Evangelista, ainda se recuperando de uma lesão na coxa. Assim, o Palmeiras inicia o estadual com opções limitadas para a posição, tornando viável a promoção de testes.
Os jovens jogadores Luis Pacheco e Rafael Coutinho também estão sendo observados com cautela. Pacheco, com apenas 17 anos, já teve duas participações sob o comando de Abel e é visto com grande potencial, especialmente após sua participação na Copa do Mundo sub-17. Coutinho, por sua vez, aguarda por sua primeira oportunidade oficial no profissional, tendo sido convocado para algumas partidas em 2025, mas ainda sem entrar em campo. Seu destaque se dá pela força física e pela postura de liderança, características que podem ser decisivas neste início de Paulistão.

URGENTE: Palmeiras realiza sondagens por atacante de gigante europeu
ADEUS! Palmeiras fica perto de vender atacante para o futebol do exterior; entenda
VALE TÍTULO! Palmeiras e Vasco devem lotar Nubank Parque em final do Brasileirão Sub-20
SUSPENSÃO DO MISTER! Abel pode pegar longa suspensão após chutar microfone no jogo contra o Mirassol
ADEUS DE JOIA! Jovem se despede do Palmeiras e assina com Sporting até 2031
ABEL GANHA FÔLEGO! STJD dá resposta sobre punição; vai comandar o Palmeiras
RECUSOU R$ 90 MILHÕES! Palmeiras segura joias da base e manda recado à Europa
INACREDITÁVEL! Ex-Palmeiras é vendido por 12 milhões de doláres mas não renderá nada ao Verdão
QUER VOLTAR! Raphael Veiga abre o jogo sobre futuro e manifesta desejo de retornar ao Palmeiras
PROVOCOU O SANTOS?! Palmeiras rebate publicação de Neymar nas redes e provoca o eliminado Santos