Com desfalques no meio, Palmeiras terá de mudar o time mais uma vez
Técnico Marcelo Oliveira contará com o retorno de Thiago Santos e poderá ganhar reforço de Zé Roberto, mas perdeu Arouca e Dudu para clássico contra o São Paulo
Marcelo Oliveira e Zé Roberto: jogador pode voltar (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol na tarde desta sexta-feira e inicia a preparação para o clássico contra o São Paulo. Sem ainda ter trabalhado com bola desde a última quarta-feira, quando enfrentou o Internacional, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil, o Verdão já sabe que terá mudanças importantes na equipe para o Choque-Rei de domingo, às 16h, no Morumbi.
Ainda em Porto Alegre, Marcelo Oliveira se mostrou otimista ao ser questionado sobre um possível retorno de Zé Roberto – o meia não enfrentou o Colorado por conta de dores musculares. Caso seja liberado pelo departamento médico, o atleta de 41 anos pode disputar posição com Egídio na lateral ou ser opção para o desfalcado meio de campo.
Com três cartões amarelos, Arouca terá de cumprir suspensão automática. Outra baixa é Dudu, que ainda tem um jogo para cumprir no Brasileirão em virtude da punição de seis jogos imposta pelo STJD por causa de sua expulsão no segundo jogo da final do Campeonato Paulista.
Caso tenha o reforço de Zé Roberto, o Verdão pode adotar uma formação com três volantes: Thiago Santos, que volta ao time depois de ser baixa na Copa do Brasil, à frente dos zagueiros, com Zé pela esquerda, Robinho pela direita e Rafael Marques centralizado – Gabriel Jesus e Barrios formariam dupla no ataque (veja campinho abaixo).

Treinador cogita repetir estratégia da vitória sobre o Inter com apenas um volante fixo
Outra opção seria voltar ao 4-2-3-1, com Thiago Santos e Andrei Girotto (ou Amaral) como volantes, protegendo uma linha de três ofensiva composta por Gabriel Jesus, Robinho e Rafael Marques. Nessa formação, Barrios atuaria como referência do ataque e Zé Roberto na lateral, ocupando vaga de Egídio. Em outra alternativo, Zé atuaria mais adiantado (veja campinhos abaixo).

Marcelo Oliveira pode colocar Zé Roberto na lateral e voltar ao esquema 4-2-3-1

Veterano jogador também tem chances de atuar mais adiantado no sistema ofensivo
Com um calendário apertado e pouco tempo para trabalhar, o Palmeiras vê as mudanças entre os titulares como algo comum em sua rotina. Desde que Marcelo Oliveira assumiu o comando da equipe, em junho, ele conseguiu repetir a escalação por mais de uma rodada consecutiva apenas três vezes, nas vitórias contra São Paulo, Chapecoense e Avaí, no primeiro turno.
De volta aos trabalhos nesta sexta-feira, Marcelo Oliveira só deve definir a escalação após a atividade da manhã de sábado. Com 44 pontos, o Palmeiras tenta se manter no G-4 do Campeonato Brasileiro – o São Paulo é o quinto colocado, com 42 pontos.
Postado por
Andreia Correia
-
11790 visitas - Fonte: Ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas

URGENTE: Palmeiras realiza sondagens por atacante de gigante europeu
ADEUS DE JOIA! Jovem se despede do Palmeiras e assina com Sporting até 2031
RECUSOU R$ 90 MILHÕES! Palmeiras segura joias da base e manda recado à Europa
ABEL GANHA FÔLEGO! STJD dá resposta sobre punição; vai comandar o Palmeiras
INACREDITÁVEL! Ex-Palmeiras é vendido por 12 milhões de doláres mas não renderá nada ao Verdão
QUER VOLTAR! Raphael Veiga abre o jogo sobre futuro e manifesta desejo de retornar ao Palmeiras
PROVOCOU O SANTOS?! Palmeiras rebate publicação de Neymar nas redes e provoca o eliminado Santos
Sem Abel e com desfalques, Palmeiras aposta em mudanças táticas para enfrentar o Botafogo
FAZ O PIX! Palmeiras garante premiação astronômica após classificação na Copa do Brasil
FOI OFERECIDO! Ex-Flamengo entra no radar do Palmeiras na reta final da janela