EUA indiciam Del Nero e Teixeira e avisam: "não escaparão"
Procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch anunciou nome de 16 indiciados
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, foi acusado formalmente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O dirigente aparece ao lado de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e outros 14 nomes indiciados por corrupção, formação de quadrilha e enriquecimento ilícito.
"A mensagem desse indiciamento deve deixar claro para todos os indivíduos culpados que querem permanecer nas sombras, esperando escapar da nossa investigação: você não nos deixará fora. Você não escapará do nosso foco", avisou procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch.
PUBLICIDADE
O recado atinge diretamente Marco Polo Del Nero, que tem evitado viajar desde que seu antecessor no cargo, José Maria Marin, foi preso em meio às investigações sobre corrupção entre dirigentes da Fifa. A acusação formal a Del Nero foi citada nesta quinta-feira por Robert Capers, promotor distrital de Nova York.
"Os 16 acusados incluem executivos da Concacaf e da Conmebol. Também temos alguns secretários e tesoureiros da Conmebol, membros da instituição de El Salvador, Guatemala, Honduras, todos parte da Concacaf, confederação da América Central. Esses países tem membros acusados. Marco Polo Del Nero, da Confederação Brasileira, que recentemente abriu mão da sua posição na Fifa, e outros ex-presidentes também são acusados", disse o promotor, falando sobre Ricardo Teixeira e José Maria Marin.
A Justiça dos EUA afirma que a investigação chegou a Del Nero e Ricardo Teixeira graças a oito novas delações premiadas. Entre os 16 indiciados, foram presos nesta manhã, na Suíça, o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, e o mandatário-interino da Concacaf, Alfredo Hawit.
"Agora estamos trabalhando para trazer essas duas pessoas para os EUA para serem julgados. Essas acusações também aumentam os casos de corrupção que vimos em maio, do esquema que funciona desde 1991 até hoje", falou Loretta Lynch, que diz contar com a ajuda da Justiça brasileira e busca acordos para extradição.
"Dirigentes conspiraram para receber mais de US$ 120 milhões. Houve o pagamento sistemáticos de propinas e subornos para favorecer algumas empresas. Algumas delas também sofreram com pagamentos de patrocínios e novos países para terem a Copa do Mundo na sua geografia", prosseguiu a procuradora-geral dos EUA.
Além de Del Nero, Teixeira, Napout e Hawit, os outros indiciados são: Ariel Alvarado (membro do Comitê Disciplinar da Fifa), Rafael Callejas (membro do Comitê de Marketing e Televisão da Fifa), Brayan Jiménez (presidente da Federação de Futebol da Guatemala), Rafael Salguero (ex-membro do Comitê Executivo da Fifa e ex-presidente da Federação de Futebol da Guatemala), Héctor Trujillo (secretário-geral da Federação de Futebol da Guatemala), Reynaldo Vazquez (ex-presidente da Federação de Futebol de El Salvador), Manuel Burga (membro do Comitê de Desenvolvimento da Fifa e ex-presidente da Federação de Futebol do Peru), Carlos Chávez (tesoureiro da Conmebol e ex-presidente da Federação de Futebol da Bolívia), Luís Chiriboga (presidente da federação de Futebol do Equador), Eduardo Deluca (ex-secretário-geral da Conmebol), José Luis Meiszner (secretário-geral da Conmebol) e Romer Osuna (membro do Comitê de Audiência e Conformidade da Fifa e ex-tesoureiro da Conmebol).
Postado por
Karin Mott
-
3471 visitas - Fonte: TERRA
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas

URGENTE: Palmeiras realiza sondagens por atacante de gigante europeu
ADEUS DE JOIA! Jovem se despede do Palmeiras e assina com Sporting até 2031
RECUSOU R$ 90 MILHÕES! Palmeiras segura joias da base e manda recado à Europa
ABEL GANHA FÔLEGO! STJD dá resposta sobre punição; vai comandar o Palmeiras
INACREDITÁVEL! Ex-Palmeiras é vendido por 12 milhões de doláres mas não renderá nada ao Verdão
QUER VOLTAR! Raphael Veiga abre o jogo sobre futuro e manifesta desejo de retornar ao Palmeiras
PROVOCOU O SANTOS?! Palmeiras rebate publicação de Neymar nas redes e provoca o eliminado Santos
Sem Abel e com desfalques, Palmeiras aposta em mudanças táticas para enfrentar o Botafogo
FAZ O PIX! Palmeiras garante premiação astronômica após classificação na Copa do Brasil
FOI OFERECIDO! Ex-Flamengo entra no radar do Palmeiras na reta final da janela