Sem clubes, CBF aprova novo estatuto e mantém cláusula de barreira para eleição
Sem a presença dos clubes, uma assembleia-geral administrativa da CBF (portanto só com as 27 federações estaduais) vai aprovar na tarde desta quinta-feira o novo estatuto da entidade que manda no futebol brasileiro.
O documento mantém a cláusula de barreira para candidatos a presidente da CBF. Quem quiser se candidatar precisa ter o apoio declarado (por escrito e registrado) de pelo menos cinco clubes e oito federações estaduais. Como as federações historicamente seguem as orientações da CBF, a cláusula praticamente inviabiliza outras candidaturas.
O colégio eleitoral da entidade é formado pelas 27 federações e pelos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Uma mudança no estatuto será no caso de ausência definitiva do presidente. Neste caso, o vice mais velho assume e tem a obrigação de convocar novas eleições – com regras bastante restritas – em 30 dias.
Desta eleição só poderão participar os vice-presidentes (que a partir de agora serão oito, em vez dos atuais cinco). O escolhido cumprirá um mandato-tampão, ou seja, completará o período que faltava para o presidente que saiu de cena.
A assembleia-geral desta quinta-feira também vai aprovar o Código de Ética da CBF. Os dois documentos passaram pelo crivo do atual presidente da entidade, Marco Polo Del Nero.
Postado por
angeli
-
4647 visitas - Fonte: Globoesporte
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas

URGENTE: Palmeiras realiza sondagens por atacante de gigante europeu
VALE TÍTULO! Palmeiras e Vasco devem lotar Nubank Parque em final do Brasileirão Sub-20
ADEUS! Palmeiras fica perto de vender atacante para o futebol do exterior; entenda
GOOOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS! MAURÍCIO EMPATA O JOGO! 1 A 1 NO PLACAR!
SUSPENSÃO DO MISTER! Abel pode pegar longa suspensão após chutar microfone no jogo contra o Mirassol
INACREDITÁVEL! Ex-Palmeiras é vendido por 12 milhões de doláres mas não renderá nada ao Verdão
PROVOCOU O SANTOS?! Palmeiras rebate publicação de Neymar nas redes e provoca o eliminado Santos
FAZ O PIX! Palmeiras garante premiação astronômica após classificação na Copa do Brasil
TITULARES DE VOLTA! Retorno de reforços anima Palmeiras antes de duelos decisivos
3 TITULARES! Barboza, Piquerez e Arias reforçam Palmeiras contra o Santos na Copa do Brasil
grupo familiar palmeiras que quiser entrar chama 44988210344
na minha opinião, a escolha do presidente da cbf deveria ser feita pelos sócios torcedores dos clubes de todas as séries do futebol brasileiro.