Organizada palmeirense contesta recomendação da PM e prevê confusão no clássico
Representantes de Corinthians, Palmeiras, de torcidas organizadas dos dois times, da polícia militar e de diversos órgãos públicos envolvidos no clássico das 16h do próximo domingo entre os rivais, o primeiro no novo estádio corintiano, em Itaquera, estiveram reunidos nesta sexta-feira na sede da tropa de choque da PM de São Paulo para discutir questões de segurança da partida.
E para a Mancha Alviverde, principal organizada palmeirense, o cenário é preocupante.
Durante a reunião, Alexandre Vilariço, capitão do choque, informou que os torcedores uniformizados do Palmeiras deveriam se locomover em ônibus alugados, sendo escoltados até o palco do jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro.
Membros da Mancha presentes no encontro contestaram a ordem e sugeriram que os visitantes fossem transportados de trem ou metrô sob escolta da polícia, o que seria mais seguro, opção que foi rejeitada - funcionários do Metrô e da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, disseram que seria inviável acomodar corintianos e palmeirenses juntos.
Integrantes de organizadas do Corinthians devem usar o metrô e desembarcar na estação Artur Alvim, acessando o estádio, excepcionalmente, pela escadaria da avenida Radial Leste.
"Fizeram o Expresso da Copa - trem expresso que ia do Centro de São Paulo até Itaquera durante a Copa do Mundo deste ano - e por que não pode fazer pro torcedor da casa, residente do país, vão fazer só pra gringo ver? Então não queremos acabar com a violência, só queremos nos mostrar pra estrangeiro. A gente consegue levar todos até a estação Dom Bosco, dali a torcida anda pela avenida Itaquera, são dois paredões, é só fechar na frente e atrás da torcida do Palmeiras. É melhor do que ir em um monte de ônibus", alegou Jânio Santos, diretor da Mancha.
Ele diz ter tido problemas recentemente se locomovendo de ônibus para assistir a jogo contra o Santos, semana passada, no Litoral Paulista. "Fomos até a Vila Belmiro com três ônibus e não conseguiram manter a segurança. É muito perigoso, você está confinado dentro de um ônibus, a polícia não vai ter controle total das vias e não tem como descer. É muito mais fácil controlar no chão."
Independentemente das queixas, o capitão Alexandre Vilariço reforçou a recomendação da polícia e avisou que em caso de violência envolvendo torcedores organizados em estações de transporte público no dia da partida, as organizadas serão responsabilizadas civil e criminalmente.
A Mancha Alviverde garante que acatará a ordem e estima que cerca de 50 ônibus partam até a Arena Corinthians neste domingo - o trajeto que será feito foi mantido sob sigilo pela PM. Rafael Scarlatti, vice presidente da Mancha, afirma que a maioria dos 1830 ingressos disponibilizados para os visitantes foram comprados por membros da organizada e que a forma mais tranquila de se chegar no estádio é partindo junto com o grupo. Para Scarlatti, o caminho até a Zona Leste passa por pontos perigosos e é provável que haja ataques por parte de rivais antes do desembarque no estádio.
Apesar de afirmar que a Rocam, Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, estudou os arredores da região e traçou o trajeto mais seguro até o local, o capitão Vilariço admite que a polícia ainda está conhecendo a dinâmica dos arredores do recém-construído estádio corintiano.
Foram colocados à venda no total 42.500 bilhetes para o clássico. Até a noite de quinta-feira, 25.500 haviam sido vendidos. Estima-se que 37 mil pessoas estejam presentes.
Postado por
Andreia Correia
-
10677 visitas - Fonte: ESPN
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas

URGENTE: Palmeiras realiza sondagens por atacante de gigante europeu
ADEUS! Palmeiras fica perto de vender atacante para o futebol do exterior; entenda
VALE TÍTULO! Palmeiras e Vasco devem lotar Nubank Parque em final do Brasileirão Sub-20
ADEUS DE JOIA! Jovem se despede do Palmeiras e assina com Sporting até 2031
SUSPENSÃO DO MISTER! Abel pode pegar longa suspensão após chutar microfone no jogo contra o Mirassol
ABEL GANHA FÔLEGO! STJD dá resposta sobre punição; vai comandar o Palmeiras
INACREDITÁVEL! Ex-Palmeiras é vendido por 12 milhões de doláres mas não renderá nada ao Verdão
PROVOCOU O SANTOS?! Palmeiras rebate publicação de Neymar nas redes e provoca o eliminado Santos
RECUSOU R$ 90 MILHÕES! Palmeiras segura joias da base e manda recado à Europa
FAZ O PIX! Palmeiras garante premiação astronômica após classificação na Copa do Brasil