Já se passaram cinco anos desde que o Palmeiras chegou em uma final da Campeonato Paulista. Na ocasião, em 2008, o Verdão venceu os dois jogos contra a Ponte Preta. Na primeira partida, vitória por 1 a 0; já na volta, massacre e goleada de 5 a 0 com direito a show de Valdivia. O chileno, ao lado de Wendel, são os únicos atletas do elenco atual que estavam naquela decisão.
Desde então, o Palmeiras nunca mais conseguiu passar das semifinais no torneio paulista. Em 2009, eliminação para o Santos na semi. No ano seguinte, o Verdão nem sequer chegou na fase final e amargou apenas a 11° colocação. Em 2011, o Verdão voltou a chegar na semifinal, mas acabou sendo derrotado para o Corinthians, nos pênaltis. No ano de 2012, eliminação para o Guarani, nas quartas. Já no ano passado, derrota nos pênaltis contra o Santos, também nas quartas.
Mas, neste ano, a equipe vem mostrando um bom futebol. Após a vitória contra o Bragantino, Gilson Kleina disse que o maior treino até a partida contra o Ituano será a recuperação dos atletas.
- Sabíamos que, jogando na quinta, ganharíamos um dia, mas perderíamos na recuperação. Vamos adiantar a concentração. O maior treino é a recuperação, a alimentação e a massagem. Tudo que temos posicionado e trabalhado vamos fazer em um treino muito leve no sábado de manhã. Precisamos ter a mesma gana e vontade de vencer apresentadas contra o Bragantino para vencer o Ituano - afirmou o treinador.
Jogando em casa, no próximo domingo, às 18h30, no Pacaembu, o Palmeiras precisa vencer para chegar na final. Em caso de empate, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Na última vez que chegou na final, o Palmeiras levantou a taça! No ano do centenário, a motivação para repetir o feito é ainda maior. Relembre o título de 2008.
Por Raony Coronado
4782 visitas - Fonte: verdaoweb.terra.com.br