O decisivo encontro entre Palmeiras e Ituano na semifinal do Campeonato Paulista 2014, neste domingo (30), no estádio do Pacaembu, não será o primeiro da história entre os dois times em uma reta final de competição estadual. Há 20 anos, em 1994, os clubes se enfrentaram na antepenúltima rodada do torneio, o Verdão venceu por 1 a 0, gol de Rincón, e praticamente garantiu o título daquele ano.
À época, para que perdesse o título, o Palmeiras teria que ser derrotado nos dois jogos que restavam e o São Paulo ganhar as três partidas que faltavam ser cumpridas. Não aconteceu. O Verdão na semana seguinte venceu o Santo André por 1 a 0, fora de casa, e garantiu o bicampeonato estadual. Evair, artilheiro do Paulistão 1994 com 23 gols, marcou o tento alviverde.
Ao todo, os dois times já se enfrentaram em 24 oportunidades. Foram 15 vitórias palestrinas, quatro empates e apenas cinco reveses – o Verdão balançou as redes 48 vezes e sofreu 21 gols.
O maior período de invencibilidade do Alviverde perante o Ituano durou 12 partidas – o que corresponde a metade das partidas realizadas até hoje. Foram 10 vitórias palmeirenses e dois empates entre 03 de setembro de 1992 a 12 de janeiro de 2006.
Já o primeiro jogo da história entre Palmeiras e Ituano aconteceu em 28 de setembro de 1958. O Verdão aplicou uma sonora goleada por 7 a 1, em Itu, no Estádio Novelli Júnior. Os gols palmeirenses foram marcados por Vasconcelos (2), Américo (2), Zequinha, Géo e Paulinho.
O último duelo entre os dois times foi realizado na primeira fase do Campeonato Paulista 2014, quando, também no Pacaembu, o Palmeiras venceu o time do interior paulista por 1 a 0, gol de Alan Kardec. O Alviverde foi a campo com: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; França (Eguren), Josimar (Bruno César), Mendieta e Mazinho (Marquinhos Gabriel); Diogo e Alan Kardec.
4896 visitas - Fonte: Site Oficial Palmeiras