O Atlético-MG prevê que, nos próximos anos, o grupo de clubes grandes do futebol brasileiro será reduzido a cinco “supertimes”. E o planejamento hoje é feito para estar entre eles quando esse momento chegar. A explicação é de Rubens Menin, dono da maior parte das ações da SAF do Galo, ao lado do filho e também empresário Rafael Menin, em entrevista à ESPN . “O Brasil tem 10, 12 grandes times, mas vai ter cinco supertimes no futuro, eu acredito. E é uma corrida, quem estiver mais preparado, chega lá. A gente quer que o Atlético seja um desses cinco supertimes que vão existir no Brasil”, afirmou o empresário.
A comparação natural, claro, é com Flamengo e Palmeiras , clubes que têm dominado os principais títulos no Brasil nos últimos anos. O Atlético, inclusive, foi o único “intruso” entre campeões brasileiros desde 2018, período em que os paulistas ficaram com três taças, e os cariocas, duas.
“O que eu vejo é o seguinte: hoje, o Flamengo e o Palmeiras têm os maiores orçamentos do Brasil. Mérito deles, o Flamengo tem uma torcida enorme, tem patrocínios muito grandes. O que eu vejo é que existe no Brasil, uma evolução a ser feita, que é o que aconteceu com a Premier League na Inglaterra, um maior equilíbrio, um maior fair play nos direitos de transmissão, de futebol e etc, para o bem do futebol brasileiro. Isso é importante”, iniciou ele, citando os planos de criação de uma liga.
“Ao mesmo tempo, a gente tem que fazer o dever de casa do Atlético, nossa torcida está crescendo. Para você ter noção, a maior pesquisa já feita no futebol, feita pelo segundo ano, mostrou que, entre 7 a 17 anos, a torcida do Atlético é uma das que mais crescem no Brasil, que é exatamente a torcida que está aqui. Ela cresce o dobro, o triplo. Dos times que estão junto com a gente, Cruzeiro , Vasco e Grêmio , cresceu mais que o São Paulo , que é acima, então está crescendo”, seguiu.
“Mas você tem que ter futebol para crescer. Mas a nossa torcida é patrimônio, mas nós temos também que evoluir, não só no dever de casa, como também no ambiente esportivo.”
Olhando para o campo, e o time do Galo em relação aos dois rivais, Menin valorizou o fato de o clube ter conseguido ser competitivo nas últimas temporadas. Para que isso siga, no entanto, o empresário reforçou a necessidade de seguir as metas de orçamento e não gastar acimas das possibilidades.
“Por exemplo, nós falamos que íamos trazer quatro ‘Hulks’, acho que o Atlético trouxe muitos Hulks, né? Temos aqui jogadores de alto nível, né? Não vou citar todos, mas acho que o plantel que está lá é um plantel de altíssimo nível. Não é fácil você conseguir fazer isso, nós temos a receita bem menor que a do Flamengo, a do Palmeiras, então, nós temos que equilibrar muito bem.”
“Ao mesmo tempo, a gente tem que ter muita disciplina financeira, fazer um orçamento que caiba o futebol competitivo que a gente está lutando, fazer um futebol competitivo. O Atlético tem isso. Desde 2020, ele tem participado muito bem de todas as competições, é um time que entra como favorito, respeitado, né? Então, acho que a gente tem entregado”, completou.
“Agora, você tem que ter consciência, nós não queremos fazer um supertime hoje para ganhar um campeonato e depois ter que vender todo mundo, ficar devendo, como aconteceu no passado. Acho que a grande diferença da SAF para a associação de futebol é que, no Brasil, infelizmente, a maioria dos times foram dirigidos de forma muito amadora. Então, às vezes o dirigente está emocionado, quer ganhar o campeonato, contrata todo mundo e ganha. Aí destrói aquele time. Aí vem outro time, o dirigente que também entra, quer ganhar, contrata mais do que pode, faz bobagem, ganha o campeonato e destrói o time? Então, quantos times foram destruídos no Brasil, assim?”
“A SAF não pode ser destruída, a SAF tem que ser perene, é uma empresa que tem responsabilidade, tem CPF (dos donos). Então nós temos que saber sempre saber apoiar o futebol competitivo, queremos a torcida perto da gente, o senso de pertencimento da torcida é fundamental, então, isso tem que balancear. E acho que a gente tem conseguido. A torcida, você vê, o Atlético é um time pacificado, o conselho é pacificado, a torcida de vez em quando reclama, mas no fundo está lá. O jogo lotou lá, a Arena, recorde de público, de receita, de tudo, né? Então, a torcida está sempre do nosso lado.”
A íntegra da entrevista com Rubens Menin à ESPN será publicada no ESPN.com.br e também no canal da ESPN no Youtube nesta sexta-feira (2). Próximos jogos do Atlético-MG: Corinthians (C) - 28/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão CRB (F) - 31/07, a definir - Copa do Brasil Criciúma (F) - 03/08, 20h (de Brasília) - Brasileirão
1881 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


João Martins se despede nas redes sociais e destaca legado de Maurício em marco histórico do Palmeiras
MUDANÇA DE PLANOS! Após desfecho da possível vinda de Danilo, Palmeiras prepara nova estratégia
Joia de R$ 580 milhões assina, Palmeiras barra o Vasco e atitude de Flaco López repercute: as últimas notícias do Verdão
BOMBA! Ex-jogador e amigo de Danilo crava transferência do atleta ao Palmeiras
PRAZO CURTO! Palmeiras tem data-limite para avançar em negociação por Danilo
RESPEITO EM CAMPO! Flaco López recebe elogios na Espanha por gesto na final da Copa
VAI FICAR! Palmeiras planeja renovação com atacante após destaque no Sub-20
FORÇA TOTAL! Palmeiras pode chegar a € 30 milhões por Danilo, diz site
QUEM JOGA? Desfalques e retorno de peso: Abel prepara grande reestreia de atacante contra o Atlético-MG