O Palmeiras entra no Campeonato Brasileiro de 2025 como um dos principais favoritos ao título, consolidando sua posição entre as maiores potências do futebol brasileiro. O time do técnico Abel Ferreira venceu duas das últimas três edições do Brasileirão e chega para a disputa da competição para espantar o fantasma de 2024, onde teve a chance de ser tricampeão seguido do certame, mas deixou escapar a chance do título após uma derrota em casa para o Botafogo, por 3 a 1, dentro do Allianz Parque. A equipe alviverde chega para a temporada com um elenco forte, um treinador consolidado e um projeto bem estruturado. Mas o que faz do Palmeiras um dos principais candidatos ao troféu?
Elenco Qualificado e Experiente
Um dos grandes trunfos do Palmeiras para brigar pelo título nacional é a qualidade do seu elenco. A diretoria manteve a base das últimas temporadas, com grandes nomes como Raphael Veiga, Gustavo Gomez e Weverton puxando a fila entre os líderes do grupo palmeirense. Além disso, reforços foram contratados, com destaque para Paulinho, vindo do Atlético-MG, que se tornou a negociação mais cara envolvendo times brasileiros na história, e Facundo Torres, meia uruguaio que deixou o Orlando City, dos Estados Unidos, para se juntar ao grupo de Abel Ferreira. O treinador do alviverde, porém, ainda quer um ‘camisa 9’ para considerar o elenco como fechado.
O meio-campo se viu desfalcado após as saídas de Zé Rafael e Gabriel Menino, mas segue sendo um dos setores mais fortes do time com a presença de Raphael Veiga e das contratações de Facundo Torres e Emiliano Martinez, que teve passagem pelo Red Bull Bragantino no futebol brasileiro. Apesar de não conseguir finalizar a contratação de Andreas Pereira, meia do Fulham que foi o principal alvo da presidente Leila Pereira durante a janela do inicio do ano, o setor segue com jogadores criativos e, apesar da falta de um centroavante de alto nível, o Palmeiras consegue compensar a produção com uma grande divisão de gols por parte de seus jogadores do meio para frente.
Contudo, a defesa, tradicionalmente um dos pontos fortes do time nos últimos anos, não vem desempenhando ao mesmo nível de temporadas passadas. Nas seis primeiras partidas do Campeonato Paulista, o time do técnico Abel Ferreira já sofreu cinco gols e tem uma derrota, o que não acontecia ao Verdão antes da final do Paulistão desde 2021, quando perdeu para o São Paulo e para a Inter de Limeira na primeira fase da competição.
Estabilidade e Continuidade no Comando Técnico
Outro fator crucial para a candidatura do Palmeiras ao título do Brasileirão 2025 é a estabilidade no comando técnico. A diretoria manteve o treinador, que já conhece bem o elenco e tem uma filosofia de jogo bem definida. Essa continuidade no trabalho permite que o time evolua e se fortaleça ainda mais ao longo da temporada.
O técnico tem sido peça-chave no sucesso recente do clube, implantando um estilo de jogo eficiente, que equilibra solidez defensiva com criatividade no ataque. Sua experiência e capacidade de adaptação a diferentes situações de jogo são um trunfo para o Palmeiras em uma competição longa e desgastante como o Brasileirão.
Concorrência e Desafios
Mesmo sendo um dos favoritos, o Palmeiras terá uma concorrência forte na briga pelo título. Nos melhores sites para apostar em futebol, equipes como Flamengo, Atlético-MG e Internacional também são apontados como favoritos ao título devido a elencos qualificados e a competitividade recente. O rubro-negro carioca, todavia é a única equipe à frente do alviverde nas cotações para ser campeão do Brasileirão.
Além da qualidade dos adversários, o Verdão enfrentará desafios como o desgaste físico, devido ao calendário apertado com as disputas do Brasileirão, Copa do Brasil, Conmebol Libertadores e o novo Super Mundial de Clubes da FIFA, que ocorrerá entre junho e julho. Convocações para seleções nacionais também podem desfalcar o clube durante os jogos do Campeonato Brasileiro.
Gestão e Planejamento Estratégico
O sucesso do Palmeiras dentro de campo reflete o bom trabalho realizado fora dele. A diretoria tem sido eficiente na administração do clube, com a presidente Leila Pereira à frente dos rumos financeiros e estruturais do clube e Anderson Barros liderando o futebol, em conjunto com Abel Ferreira.
Além disso, a base do Palmeiras segue sendo uma das melhores do Brasil sob o comando de JP Sampaio, que permaneceu no clube após interesse do Flamengo em contar com seus serviços. Estrelas como Endrick, que foi para o Real Madrid, e Estevão, surgiram nas categorias de formação do clube e jovens como Luighi e Thalys foram promovidos recentemente ao profissional do clube.
Com uma longa temporada e fatores adversos, o Palmeiras terá de saber gerir elenco para a disputa do Brasileirão com todas as competições no calendário do clube. Contudo, conta com a força de seu grupo de jogadores e com o trabalho longevo do português Abel Ferreira, para voltar a ser o ‘papa títulos’ do futebol nacional.
747 visitas - Fonte: -
se contratar e o time merorar eu até acredito agora do jeito que essa diretoria estão levando a sério essas contratações sinceramente vai brigar no meio da tabela infelizmente