Coordenador geral da base alviverde, Erasmo Damiani
Sempre de olho em jovens talentos para o Centro de Formação de Atletas, o Palmeiras reativou suas categorias Sub-11 e Sub-13 do futebol de base.
Depois de um semestre voltado à estruturação dos elencos e treinamentos, o Verdão também voltará a disputar o Campeonato Paulista nas duas categorias nesta temporada. A primeira rodada será na manhã deste domingo (13), contra o Jacareí, no estádio Nicolau Alayon (às 9h e às 10h15).
A volta do Sub-11 e Sub-13 faz parte do trabalho integrado que é realizado entre as categorias Sub-15 e menores, coordenado pelo treinador do Infantil, Artur Itiro.
Seus auxiliares Flavio Sapage e Eduardo Alemão serão técnicos dos times Sub-13 e Sub-11, respectivamente, sempre trabalhando em conjunto para que a transição dos atletas entre as categorias seja facilitada.
Segundo o coordenador geral da base alviverde, Erasmo Damiani, a volta das duas categorias inferiores é benéfica para o clube, que terá mais tempo para trabalhar os jogadores na caminhada até o profissional. “São categorias importantes.
Quanto mais cedo o atleta chega ao clube, melhor. É uma preparação para que eles entendam o quanto antes o espírito do Palmeiras. Também temos mais tempo para corrigir falhas e trabalhar o atleta”, afirmou.
A integração com o futsal se tornou essencial na montagem dos elencos. Alemão, responsável pela transição dos atletas da quadra para o campo, comenta o novo desafio como técnico do Sub-11. “Cerca de 90% dos elencos foi formado através da integração com o futsal, seja do próprio clube ou de parceiros.
Isso foi essencial. Também podemos trabalhar a identidade do clube, temos mais tempo para o atleta desenvolver amor à camisa”, declarou.
Flavio Sapage ressalta que nas categorias menores o trabalho é mais voltado para a parte técnica. “Quanto antes o Palmeiras puder captar seus atletas na base, melhor. Assim, temos mais tempo para trabalhar as habilidades.
Hoje, a palavra chave na base é integração. Começamos o trabalho através da parceria com o futsal, e a mesma filosofia de trabalho empregada do Sub-11 ao Sub-15. Essa estrutura facilita o trabalho”, disse o técnico do Sub-13.
Além do Jacareí, adversário da estreia, o Palmeiras enfrenta ainda Portuguesa, Taubaté, São José dos Campos e ECUS na primeira fase do Campeonato Paulista.
Os torneios serão disputados por 41 clubes, que foram divididos em sete grupos na fase inicial. A final está marcada para o dia 23 de novembro, com jogos disputados sempre aos domingos.
5064 visitas - Fonte: Site Oficial Palmeiras