Forte marcação em cima de Maxi Stanic fez com que São José conseguisse vantagem (Foto: Filipe Rodrigues)
Depois de um primeiro jogo sofrido, o São José não teve grandes dificuldades para vencer o Palmeiras por 80 a 70 na noite desta quarta-feira e fazer 2 a 0 nas oitavas de final do NBB (Novo Basquete Brasil). Foi o último duelo antes que a série migre para São Paulo.
A dupla armadora de gringos Andre Laws, com 20 pontos e sem errar um arremesso durante todo o jogo, e Manny Quezada, com 24 pontos, lideraram a vitória. Pelo Verdão, o destaque foi Guto, que fez 18 pontos, além de Stanic, que marcou 17 pontos e ainda distribuiu 12 assistências.
Agora, a série migra para São Paulo, onde o Palmeiras espera usar o fator casa para se reabilitar. Serão dois jogos na capital. O primeiro, no domingo, às 18h, no ginásio Palestra Itália. Se São José vencer algum dos confrontos, avança. Caso o Verdão leve a melhor nos dois duelos, haverá um quinto jogo em São José dos Campos.
DORME E ACORDA
Qualquer suspeita de jogo fácil após São José abrir 8 a 0 no placar foi dissipada quando Stanic anotou pontos seguidos para colocar o Palmeiras de volta no jogo. Após o cochilo inicial, o Verdão acordou e passou a trocar cestas com os donos da casa.
Ao contrário do primeiro jogo, desta vez, a defesa ficou em segundo plano. A diferença beirou um ponto até o minuto final, quando Pajé e Gustavo deixaram o banco joseense para anotarem oito pontos, liderando a arrancada joseense, que fez 28 a 21 nos primeiros 10 minutos.
Forte marcação em cima de Maxi Stanic fez com que São José conseguisse vantagem (Foto: Filipe Rodrigues)
Mais um apagão do Palmeiras no início do segundo quarto e quando Betão pediu tempo, os joseenses já tinham 39 a 23 no marcador. Mas o comandante alviverde conseguiu corrigir seu time, que voltou a arriscar bolas longas, principalmente com Guto e Tiagão. Na defesa, o Verdão fechou o garrafão e liberou os arremessos longos joseenses. Mas a pontaria do São José não estava boa. Ao fim do segundo quarto, as duas equipes iam frustradas para o vestiário e o placar apontava 44 a 36 para São José. Mais uma vez, Quezada e Stanic duelavam. Desta vez, como cestinhas: 14 pontos para o armador palmeirense, contra 12 do principal pontuador joseense.
LAWS PERFEITO
O Palmeiras voltou para o segundo tempo disposto a levar a série empatada para São Paulo. Foram cinco pontos seguidos para deixar a diferença em apenas uma posse. O jogo seguia truncado. São José pontuava, principalmente, com Caio Torres, que sofria muitas faltas no garrafão. A diferença era pequena até que Andre Laws, o Homem de Gelo apareceu. Sem errar um arremesso, marcou sete pontos seguidos e fez com que os donos da casa levassem ao período decisivo uma vantagem de 11 pontos: 65 a 54.
Andre Laws São José Basquete x Palmeiras Playoffs NBB (Foto: Claudio Capucho/ Divulgação PMSJC)
A boa vantagem fez com que São José apenas administrasse o placar no último período. Controlando a posse de bola no maior tempo possível, os joseenses jogaram em cima da falha do Palmeiras e conseguiram chegar aos dois últimos minutos com uma confortável dianteira de nove pontos.
ESCALAÇÕES
São José: Manny Quezada, Andre Laws, Dedé, Jefferson e Ed Nelson. Entraram: Caio Torres, Alex Oliveira, Pajé, Gustavo e Vitinho. Técnico: Luiz Zanon
Palmeiras: Stanic, Aleo, Guto, Tiagão e Átila. Entraram: Marcão, Wiggins, Fabrício e Rodrigo. Técnico: Betão
PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE
Jogo 1 - São José dos Campos (SP) - São José 78 x 77 Palmeiras
Jogo 2 - 09/04 (qua) - 20h - São José dos Campos (SP) - São José 80 x 70 Palmeiras
Jogo 3 - 13/04 (dom) - 18h - São Paulo - Palmeiras x São José
Jogo 4* - 15/04 (ter) - 20h - São Paulo - Palmeiras x São José (se necessário)
Jogo 5* - 20/04 (domingo) - 20h - São José dos Campos (SP) São José x Palmeiras (se necessário)
4380 visitas - Fonte: Globoesporte